Diário de São Paulo
Siga-nos
Alta na economia

PIB do Brasil registra alta de 2,9% em 2023, aponta IBGE

A economia brasileira foi puxada principalmente pelo setor da agropecuária

A economia brasileira se manteve estável e encerrou o ano com crescimento de 2,9% - Imagem: Fotos Públicas
A economia brasileira se manteve estável e encerrou o ano com crescimento de 2,9% - Imagem: Fotos Públicas

Vitória Tedeschi Publicado em 01/03/2024, às 12h00


Na manhã desta sexta-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo aquilo que é produzido pela economia de um país, brasileiro registrou alta de 2,9%, na comparação com o quarto trimestre de 2022.

De acordo com o portal do IBGE, o PIB também registrou estabilidade no quarto trimestre de 2023 ante o terceiro trimestre e totalizou R$ 10,9 trilhões.

O PIB per capita do Brasil também cresceu: 2,2% de alta, na comparação com 2022, fechando em 50.193,72 reais. Eesse indicador é feito quando se divide o PIB pela quantidade de habitantes.

Segundo o UOL, a economia brasileira foi puxada principalmente pelo setor da agropecuária, que teve alta recorde de 15,1% entre 2022 e 2023. Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, isso se deve ao crescimento da soja e do milho, duas das lavouras mais importantes do país.

Indústria e serviços também apresentaram crescimento no ano, 1,6% e 2,4%, respectivamente. Além disso, um dos destaques foram as indústrias extrativas, que subiram 8,7%, com extração maior de petróleo, gás natural e minério de ferro.

Vale citar que, apesar da alta de quase 3%, o PIB ficou estagnado no último trimestre. Houve variação de 0%, abaixo do esperado por especialistas, de 0,1%.

Compartilhe  

últimas notícias