Diário de São Paulo
Siga-nos
SELIC

Perspectivas de juros mais baixos: Copom sinaliza novos cortes na Selic

Copom anuncia corte de 0,5 ponto percentual; selic chega a 12,25%

COPOM. - Imagem: Reprodução | Beto Nociti - Flickr
COPOM. - Imagem: Reprodução | Beto Nociti - Flickr

Marina Roveda Publicado em 31/10/2023, às 08h53


O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central realizou uma reunião nesta terça-feira (31) que resultou na redução da taxa Selic ao menor patamar em um ano e meio. Após ter diminuído a taxa básica de juros nos dois encontros anteriores, o BC optou por mais um corte de 0,5 ponto percentual, levando a Selic de 12,75% para 12,25% ao ano, atingindo o menor nível desde março de 2022 (11,75% ao ano).

Na ata da última reunião, o Copom já havia sinalizado a previsão de novos cortes de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros nos próximos meses. No entanto, o grupo afirmou que é pouco provável que eleve o ritmo de redução dos juros básicos. Segundo o comitê, isso só aconteceria com surpresas positivas substanciais que elevassem ainda mais a confiança na dinâmica desinflacionária prospectiva.

Para os próximos anos, o mercado financeiro espera que o ciclo de queda da taxa básica de juros continue, mas com menos intensidade. As estimativas mais recentes apontam que a Selic chegará a 9,25% ao ano em 2024 e a 8,75% ao ano em 2026.

A taxa Selic é um indicador fundamental da economia, atuando como referência para as demais taxas de juros do mercado. Ela é utilizada nas transações entre bancos e em investimentos em títulos públicos federais. Os juros que os bancos cobram dos consumidores são sempre mais elevados que a Selic.

Além disso, a Selic é uma ferramenta essencial do Banco Central para controlar a inflação, mantendo-a próxima à meta estabelecida pelo governo. Quando o Copom aumenta a Selic, a intenção é conter a demanda aquecida, o que afeta os preços. Já quando os juros básicos são reduzidos, o crédito tende a ficar mais acessível, estimulando a produção e o consumo.

Compartilhe  

últimas notícias