O CMN debate hoje a padronização do programa de metas de inflação e suas implicações.
Marina Roveda Publicado em 29/06/2023, às 09h03
Nesta quinta-feira, 29, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estará reunido para discutir a meta de inflação para o ano de 2026. O CMN é composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.
Em uma conversa com jornalistas antes da reunião, o ministro Fernando Haddad confirmou que a meta de 2026 será um dos principais temas em pauta. Ele mencionou a possibilidade de revisão do sistema de metas de inflação, buscando uma padronização em relação a outros países: "Estamos discutindo a meta de 2026 e se é o caso de tomar a decisão de padronizar, em relação ao resto do mundo, o programa de metas de inflação do Brasil, que é sui generis."
Atualmente, o principal mecanismo de controle da inflação no Brasilé a taxa básica de juros (Selic), que é definida pelo Banco Central. Durante o Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, destacou a importância da redução da taxa Selic para impulsionar a economia e gerar empregos.
Rodrigo Pacheco afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, irá explicar os motivos da manutenção da taxa Selic em 13,75% durante o mês de agosto. Ele ressaltou a necessidade de redução dos juros para estimular a economia brasileira e destacou que isso poderá contribuir para a geração de emprego e riqueza.
A reunião do CMN para definir a meta de inflação de 2026 é aguardada com grande expectativa, uma vez que essa decisão terá impacto direto nas políticas monetárias do país nos próximos anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá editar um decreto para alterar o sistema de metas de inflação, que define o alvo da política monetária com três anos de antecedência.
Aguarda-se, portanto, a divulgação do resultado dessa importante reunião do CMN e as possíveis medidas que serão adotadas para o controle da inflação e estímulo da economia brasileira.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Após vídeos de sexo vazados, MC IG faz anúncio polêmico ao lado de Mari Ávila
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
Primeira-dama de Arari, no Maranhão, deixa escapar publicação de vídeo íntimo
Ex-pastora vira musa do OnlyFans
PUBLICIDADE LEGAL - 09/12/2023
Brasil registra temperatura média recorde pelo quinto mês seguido
Ceia de Natal está mais cara? Levantamento da Abras responde
Primeira-dama de Arari, no Maranhão, deixa escapar publicação de vídeo íntimo
Psicóloga entra em hospital com bebê morto em mala e justifica ação à polícia