Diário de São Paulo
Siga-nos
INFLAÇÃO

Mudança no sistema de metas de inflação do Brasil é discutida pelo Conselho Monetário Nacional

O CMN debate hoje a padronização do programa de metas de inflação e suas implicações.

Campos Neto e Fernando Haddad. - Imagem: Reprodução | Edilson Rodrigues/Agência Senado
Campos Neto e Fernando Haddad. - Imagem: Reprodução | Edilson Rodrigues/Agência Senado

Marina Roveda Publicado em 29/06/2023, às 09h03


Nesta quinta-feira, 29, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estará reunido para discutir a meta de inflação para o ano de 2026. O CMN é composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Em uma conversa com jornalistas antes da reunião, o ministro Fernando Haddad confirmou que a meta de 2026 será um dos principais temas em pauta. Ele mencionou a possibilidade de revisão do sistema de metas de inflação, buscando uma padronização em relação a outros países: "Estamos discutindo a meta de 2026 e se é o caso de tomar a decisão de padronizar, em relação ao resto do mundo, o programa de metas de inflação do Brasil, que é sui generis."

Atualmente, o principal mecanismo de controle da inflação no Brasilé a taxa básica de juros (Selic), que é definida pelo Banco Central. Durante o Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, destacou a importância da redução da taxa Selic para impulsionar a economia e gerar empregos.

Rodrigo Pacheco afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, irá explicar os motivos da manutenção da taxa Selic em 13,75% durante o mês de agosto. Ele ressaltou a necessidade de redução dos juros para estimular a economia brasileira e destacou que isso poderá contribuir para a geração de emprego e riqueza.

A reunião do CMN para definir a meta de inflação de 2026 é aguardada com grande expectativa, uma vez que essa decisão terá impacto direto nas políticas monetárias do país nos próximos anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá editar um decreto para alterar o sistema de metas de inflação, que define o alvo da política monetária com três anos de antecedência.

Aguarda-se, portanto, a divulgação do resultado dessa importante reunião do CMN e as possíveis medidas que serão adotadas para o controle da inflação e estímulo da economia brasileira.

Compartilhe  

últimas notícias