Produção de soja e milho cai, mas arroz cresce em 2024
Marina Roveda Publicado em 10/11/2023, às 08h00
A produção agrícola brasileira em 2024 está prevista para atingir 308,5 milhões de toneladas de grãos, cereais e leguminosas, segundo a primeira estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta projeção representa uma queda de 2,8% em relação a 2023, indicando uma redução de 8,8 milhões de toneladas.
Os dados, provenientes do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) realizado em outubro, apontam que a diminuição na safra se deve principalmente à redução na produção de soja, prevista para cair 1,3%, equivalente a 2 milhões de toneladas a menos. O milho também apresentará uma queda de 5,6%, representando uma diminuição de 7,3 milhões de toneladas. Ambos os cultivos também terão uma redução na área colhida, com quedas de 0,6% e 0,4%, respectivamente.
Por outro lado, a cultura do arroz projeta um aumento na produção de 2,5%, com um crescimento de 4,5% na área colhida. Este dado sugere que a safra de arroz será uma exceção em relação às demais culturas, que experimentarão uma redução na produção.
O levantamento de outubro também revelou que a safra agrícola deste ano, totalizando 317 milhões de toneladas, será recorde, com um aumento de 20,6% em relação ao ano anterior. Este crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento na produção de soja (27%) e milho (19,5%), apesar da queda na produção de arroz (4%).
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Advogado contesta decisão judicial no caso envolvendo a separação de Ana Hickmann
OnlyFans: musa da plataforma 18+ conta consequências de nudes vazados
TSE já está com processos que podem deixar prefeito de S.Caetano inelegível