Diário de São Paulo
Siga-nos
Economia

Febraban encerra definitivamente transferências por DOC; entenda

Até o último dia 15 de janeiro, os bancos estavam autorizados a oferecer essa modalidade

Febraban encerra definitivamente transferências por DOC; entenda - Imagem: reprodução freepik
Febraban encerra definitivamente transferências por DOC; entenda - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 29/02/2024, às 18h25


Nesta quinta-feira, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), encerrou definitivamente o sistema de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários utilizados por décadas.

Além do DOC,  conforme aponta o G1, as instituições financeiras também encerraram a oferta da Transferência Especial de Crédito (TEC), que consiste em operações feitas por empresas para pagar benefícios aos funcionários. Até o último dia 15 de janeiro, os bancos estavam autorizados a oferecer essa modalidade, com a opção de agendar as transferências até esta quinta-feira (29). 

De acordo com a Febraban, as transações realizadas através do DOC, sistema criado pelo Banco Central do Brasil em 1985, vêm perdendo popularidade nos últimos anos, especialmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.

Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, afirmou o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

O limite máximo para transações via DOC ou TEC era de R$4.999,99. No caso do DOC, as transações eram finalizadas um dia após o banco receber a ordem de transferência. Enquanto isso, na TEC, a transferência era concluída até o término do dia em que a ordem foi emitida.

Além disso, não foram divulgadas modificações nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).

Compartilhe  

últimas notícias