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Consumo nos lares brasileiros tem alta de 2,47%

Vice-presidente da ABRAS prevê continuidade do crescimento do consumo nos próximos meses

Carrinho de supermercado - Imagem: Freepik
Carrinho de supermercado - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 28/07/2023, às 08h51


O consumo nos lares brasileiros teve um crescimento de 2,47% no primeiro semestre deste ano, com uma alta de 6,96% nos últimos doze meses, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Na comparação entre junho e maio, o indicador registrou um aumento de 0,55%.

O vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, destaca que esse crescimento consistente e gradual no consumo foi favorecido pelo recuo do desemprego, pelos reajustes salariais e pela consolidação dos programas de transferência de renda. Ele prevê que, nos próximos meses, o consumo tende a continuar crescendo, especialmente devido a datas importantes como o Dia dos Supermercados, a Black Friday e as festas de fim de ano. A perspectiva é positiva, considerando também a menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos.

Diversos fatores contribuíram para o aumento do consumo nos lares brasileiros. Entre eles estão os benefícios pagos pelo governo federal, como o Bolsa Família, o Primeira Infância (a partir de março) e o Benefício Variável Familiar (a partir de junho), além dos Auxílios Gás pagos em fevereiro, abril e junho. Os reajustes do salário-mínimo em janeiro e maio, que beneficiaram mais de 60 milhões de pessoas, também impulsionaram o consumo. Outros fatores incluem os reajustes das bolsas da educação CAPES e CNPQ, os reajustes dos servidores civis do Poder Executivo, o resgate do PIS/Pasep, o pagamento dos lotes residuais de Imposto de Renda 2022, a ampliação da isenção do imposto de renda, os pagamentos de restituição do Imposto de Renda, o pagamento de precatórios e a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS.

Vale ressaltar que todos os indicadores foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o levantamento engloba todos os formatos e canais operados pelos supermercados.

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