Diário de São Paulo
Siga-nos

Campos Neto reconhece que inflação está desacelerando

O presidente do Banco Central também defendeu a estabilidade fiscal

Campos Neto. - Imagem: Divulgação / Banco Central
Campos Neto. - Imagem: Divulgação / Banco Central

Marina Roveda Publicado em 04/10/2023, às 08h36


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, enfatizou a relevância da manutenção da estabilidade fiscal no Brasil durante um evento promovido pela Associação Brasileira de Câmbio (Abracam) em São Paulo. Durante sua apresentação, ele destacou que o governo tem enfrentado desafios relacionados à questão fiscal, devido à necessidade de obtenção de receitas adicionais para cumprir as metas estabelecidas.

Campos Neto salientou o comprometimento do Banco Central em apoiar o governo na preservação das metas fiscais, enfatizando que a estabilidade da trajetória da dívida pública é fundamental para o país. Ele também chamou a atenção para o aumento dos gastos governamentais, que se encontra acima da média observada em países emergentes. O presidente do BC ressaltou que existe uma dificuldade estrutural em reduzir esses gastos, o que precisa ser abordado em uma perspectiva de longo prazo.

O presidente do Banco Central observou que a pressão fiscal está crescendo em diversos países, citando o exemplo dos Estados Unidos, onde o governo enfrenta desafios fiscais significativos. Nesse contexto, Campos Neto enfatizou a importância de lidar adequadamente com essa questão, visando à estabilidade econômica e financeira do país.

Em relação à inflação, o presidente do BC afirmou que a taxa já atingiu seu pico e está em processo de desaceleração. Essa declaração reforça a expectativa de que a autoridade monetária poderá manter a taxa básica de juros em um patamar mais baixo, com o objetivo de estimular a economia.

Por fim, Roberto Campos Neto ressaltou a necessidade de abordar os gastos governamentais de forma estrutural e enfrentar a pressão fiscal que vários países estão enfrentando, reafirmando o compromisso do Banco Central com a estabilidade econômica do Brasil.

Compartilhe  

últimas notícias