Diário de São Paulo
Siga-nos
DIESEL

Após aumento de preços, postos registram restrição de diesel

Restrições de fornecimento de diesel atingem 23 estados brasileiros

Postos registram restrição de diesel - Imagem: Reprodução | Edilson Dantas / Agência O Globo
Postos registram restrição de diesel - Imagem: Reprodução | Edilson Dantas / Agência O Globo

Marina Roveda Publicado em 16/08/2023, às 08h38


Uma pesquisa recente realizada pela consultoria Posto Seguro Brasil trouxe à tona uma preocupante realidade: postos de combustíveis em mais de 20 Estados brasileiros enfrentam restrições no fornecimento de diesel. Essa situação levanta questionamentos sobre a disponibilidade de um dos combustíveis mais essenciais para a economia do país.

Os preços dos combustíveis no Brasil, de acordo com a pesquisa, estão abaixo das cotações internacionais, o que, por sua vez, desestimula a importação. 

Os resultados da pesquisa apontam que atualmente 23 Estados do Brasil enfrentam problemas de restrição de diesel. Essa restrição não se trata de uma escassez completa, mas sim de uma limitação na quantidade disponibilizada. Por exemplo, quando um posto solicita 30 mil litros de diesel, a distribuidora pode disponibilizar apenas 20 mil ou 15 mil litros. Isso gera um desequilíbrio no abastecimento, algo que foge ao padrão habitual de atendimento.

Uma das principais causas dessa restrição na oferta de diesel é a dependência do Brasil em relação à importação desse produto refinado, principalmente o diesel S10. Cerca de 25% a 30% do diesel consumido no país é importado. Anteriormente, a Petrobras coordenava o suprimento, antecipando as necessidades e assegurando um suprimento estável. No entanto, recentemente, houve mudanças nesse processo, com os importadores assumindo a responsabilidade pela importação. A disparidade de preços entre o mercado internacional e o nacional, que varia entre R$ 0,90 e R$ 1,20, gera incertezas nos importadores, dificultando a tomada de decisão.

Essa situação acaba por desestabilizar toda a cadeia produtiva. Produtores que antes conseguiam abastecer localmente agora precisam se deslocar para áreas distantes em busca de diesel, levando a uma escassez em diversas regiões. Regiões como o Rio Grande do Sul e o Paraná enfrentam problemas devido ao excesso de importações e à falta de fornecimento por parte das distribuidoras.

Quanto aos riscos específicos para o setor agrícola, a situação é alarmante, visto que estamos a um mês do início do plantio da safra de verão no Brasil. A distribuição geográfica do setor agrícola abrange áreas remotas, muitas vezes com infraestrutura limitada. A incerteza na disponibilidade de diesel pode comprometer as operações e o abastecimento dessas áreas.

As soluções para essa situação de escassez de diesel passam por duas abordagens. A primeira seria a equalização dos preços por parte da Petrobras, aproximando-os dos valores internacionais e incentivando os importadores. A segunda opção seria a própria Petrobrasretomar a importação, garantindo a disponibilidade a preços mais acessíveis. No entanto, essa abordagem pode envolver implicações legais.

O CEO da Posto Seguro Brasil, Nelio Wanderley, ressalta a importância de agir preventivamente diante desse cenário. Alertar sobre a situação no início pode permitir a tomada de medidas para evitar um agravamento da escassez de diesel. Embora ainda não tenhamos um quadro de caos, a restrição atual pode levar, se não gerenciada adequadamente, a um cenário de desabastecimento.

Compartilhe  

últimas notícias