Diário de São Paulo
Siga-nos

Abertura de empresas no Brasil atinge marca de 1,3 milhão nos primeiros quatro meses do ano

Tempo médio para abertura de empresas é de um dia e seis horas, enquanto CNPJs ativos ultrapassam os 21 milhões

Abertura de empresas no Brasil atinge marca de 1,3 milhão nos primeiros quatro meses do ano - Imagem: Freepik
Abertura de empresas no Brasil atinge marca de 1,3 milhão nos primeiros quatro meses do ano - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 03/07/2023, às 08h56


No primeiro quadrimestre deste ano, o Brasilregistrou um total de 1.331.940 novas empresas abertas em todo o país. Essa marca representa um crescimento de 21,8% em comparação com o quadrimestre anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, por meio do Mapa de Empresas, que mapeia o perfil do setor empresarial brasileiro.

Uma informação relevante é o tempo médio necessário para a abertura de empresas, que agora é de um dia e seis horas. Essa agilidade contribui para a dinamização do ambiente de negócios e estimula empreendedores a investir no país. Além disso, o levantamento revelou que existem mais de 21 milhões de CNPJs ativos no Brasil, sendo que 93,7% deles pertencem a microempresas ou empresas de pequeno porte.

O Mapa de Empresas também apresenta recortes por Estados e municípios, destacando aqueles que lideram a abertura de novos empreendimentos. São Paulo desponta como o Estado com o maior número de empresas abertas no primeiro quadrimestre, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Goiás. Juntos, esses Estados concentram 75% do total de empresas no país.

No entanto, quando se trata de crescimento percentual, outros Estados têm se destacado. Tocantins foi o líder nesse quesito, registrando um avanço de 34,8% na abertura de empresas em relação ao último quadrimestre de 2022. Mato Grosso, Rondônia, Paraná e Roraima também apresentaram crescimento expressivo, impulsionando o cenário empreendedor dessas regiões.

O levantamento evidencia a importância do setor empresarial para a economia brasileira, bem como a necessidade de políticas públicas que facilitem a abertura de novos negócios e promovam o desenvolvimento econômico. Com a agilidade no processo de abertura e a diversificação dos empreendimentos, espera-se que o Brasilfortaleça sua base empresarial e estimule o crescimento sustentável nos próximos anos.

Compartilhe  

últimas notícias