O engenheiro florestal Pedro Cunha destaca medidas de prevenção

Lillia Soares Publicado em 26/09/2023, às 19h00
A primavera iniciou em 23 de setembro e continuará até 22 de dezembro de 2023, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este período é caracterizado como uma fase de transição entre a estação seca e a chuvosa. Com o início das chuvas, cresce a preocupação com a queda e a necessidade de podar árvores para evitar potenciais danos e riscos à comunidade.
De acordo com o G1, o engenheiro florestal Pedro Cunha esclareceu que para prevenir quedas de árvores, os residentes devem estar atentos a certos indícios que as árvores podem apresentar. Isso inclui observar a presença de cavidades no tronco, o surgimento de fungos, uma inclinação acentuada ou movimento anormal do tronco. Mudanças na coloração e ângulo do tronco ou dos galhos também podem indicar problemas potenciais.
O perito ressalta que a combinação de chuva e ventos intensos torna mais provável a queda de árvores, uma vez que a copa das árvores se torna mais pesada devido à absorção de água pela madeira. Isso pode resultar em acidentes, interrupções no fornecimento de energia e problemas no tráfego.
Segundo Pedro Cunha, a prática da poda é executada visando a manutenção, a limpeza, o tratamento contra parasitas e a remoção de obstruções. O corte, por outro lado, é realizado somente quando há um risco iminente de acidentes.
É importante notar que, para cada árvore que é cortada, é fundamental plantar duas novas árvores como medida de compensação, a fim de mitigar os impactos no meio ambiente.
“O corte de uma árvore só pode acontecer se for para manutenção do ecossistema ou quando oferece danos e risco aos moradores. Por isso a poda preventiva é fundamental para que a árvore possa crescer mais forte e saudável”, afirma Pedro.
É aconselhável chamar o Corpo de Bombeiros quando existe um risco iminente, ou seja, quando há a possibilidade de uma árvore cair e causar danos a pessoas, animais, residências ou veículos. Em casos em que não há perigo iminente, é recomendável entrar em contato com a Prefeitura Municipal.
Além disso, é importante destacar que a responsabilidade pela manutenção de terrenos particulares recai sobre os proprietários, que devem contratar um profissional qualificado para realizar esse trabalho.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo