Diário de São Paulo
Siga-nos
Árvores

Perigo de quedas de árvores cresce com as chuvas; Saiba como se prevenir

O engenheiro florestal Pedro Cunha destaca medidas de prevenção

Perigo de quedas de árvores cresce com as chuvas; Saiba como se prevenir - Imagem: Reprodução Freepik
Perigo de quedas de árvores cresce com as chuvas; Saiba como se prevenir - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 26/09/2023, às 19h00


A primavera iniciou em 23 de setembro e continuará até 22 de dezembro de 2023, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este período é caracterizado como uma fase de transição entre a estação seca e a chuvosa. Com o início das chuvas, cresce a preocupação com a queda e a necessidade de podar árvores para evitar potenciais danos e riscos à comunidade.

De acordo com o G1, o engenheiro florestal Pedro Cunha esclareceu que para prevenir quedas de árvores, os residentes devem estar atentos a certos indícios que as árvores podem apresentar. Isso inclui observar a presença de cavidades no tronco, o surgimento de fungos, uma inclinação acentuada ou movimento anormal do tronco. Mudanças na coloração e ângulo do tronco ou dos galhos também podem indicar problemas potenciais.

O perito ressalta que a combinação de chuva e ventos intensos torna mais provável a queda de árvores, uma vez que a copa das árvores se torna mais pesada devido à absorção de água pela madeira. Isso pode resultar em acidentes, interrupções no fornecimento de energia e problemas no tráfego.

Segundo Pedro Cunha, a prática da poda é executada visando a manutenção, a limpeza, o tratamento contra parasitas e a remoção de obstruções. O corte, por outro lado, é realizado somente quando há um risco iminente de acidentes.

É importante notar que, para cada árvore que é cortada, é fundamental plantar duas novas árvores como medida de compensação, a fim de mitigar os impactos no meio ambiente.

“O corte de uma árvore só pode acontecer se for para manutenção do ecossistema ou quando oferece danos e risco aos moradores. Por isso a poda preventiva é fundamental para que a árvore possa crescer mais forte e saudável”, afirma Pedro.

É aconselhável chamar o Corpo de Bombeiros quando existe um risco iminente, ou seja, quando há a possibilidade de uma árvore cair e causar danos a pessoas, animais, residências ou veículos. Em casos em que não há perigo iminente, é recomendável entrar em contato com a Prefeitura Municipal.

Além disso, é importante destacar que a responsabilidade pela manutenção de terrenos particulares recai sobre os proprietários, que devem contratar um profissional qualificado para realizar esse trabalho.

Compartilhe  

últimas notícias