Diário de São Paulo
Siga-nos

Pacientes enfrentam mais de 8 horas de fila para marcar exames e consultas na Santa da Casa de SP, no Centro

Pacientes da Santa Casa de São Paulo, no Centro da capital paulista, enfrentaram mais de oito horas na fila para marcar exames, cirurgias e consultas neste

Pacientes enfrentam mais de 8 horas de fila para marcar exames e consultas na Santa da Casa de SP, no Centro
Pacientes enfrentam mais de 8 horas de fila para marcar exames e consultas na Santa da Casa de SP, no Centro

Redação Publicado em 11/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 21h57


Diante de sol forte, a fila dobrou o quarteirão e os pacientes reclamaram da falta de organização do hospital para a realização das marcações que acontecem neste fim de semana.

Pacientes da Santa Casa de São Paulo, no Centro da capital paulista, enfrentaram mais de oito horas na fila para marcar exames, cirurgias e consultas neste sábado (11).

Diante do sol forte, a fila chegou a virar uma das esquinas e continuava dentro do hospital.

A balconista Silvia Mathias saiu de Mauá, na região do ABC paulista, para agendar uma tomografia para filha, mas desistiu quando chegou no hospital.

“Desisti porque é muita gente. O moço lá da porta falou assim, que tem gente chegando uma hora da manhã aí. Agora eu tô indo pra casa, amanhã eu volto. Desempregada, pagar a condução de novo para poder vir”, afirmou.

“Tá lotado isso aqui. Tem condições ficar o dia inteiro pra marcar uma consulta? É muita humilhação”, reclamou uma outra mulher.

A reportagem do SP2 conversou com pessoas que vieram bem cedo e muitas horas depois ainda esperavam pelo atendimento. A mãe do analista fiscal Mário Roberto Reis precisa de um exame.

“Chegamos as sete e meia da manhã, ela tá lá dentro até agora. Tem diabete, não pode ficar sem comer. É muito desumano isso”, afirmou o analista fiscal.

“Tem gente cadeirante, tem gente com bengala, tem diversos problemas, diversas comorbidades, é muito triste aqui dentro. É muito difícil”, lamentou o rapaz.

Papel distribuído pela Santa Casa para orientar sobre a marcação de consultas e exames neste fim de semana. — Foto: Reprodução/TV Globo

Papel distribuído pela Santa Casa para orientar sobre a marcação de consultas e exames neste fim de semana. — Foto: Reprodução/TV Globo

Com dificuldade para agendar atendimento, essas pessoas receberam mensagens do hospital por e-mail, celular ou num papelzinho com a informação de que neste sábado (11) e domingo (12) tem um plantão de agendamento presencial das 7h da manhã às 15h.

A mensagem avisava que os pacientes que forem fazer o agendamento por e-mail, “terão longos atrasos de mais de 60 dias”.

“Agora você imagina uma pessoa doente, tendo que vir ficar. Eu tô aqui desde as sete e meia da manhã, mas tem gente que tava de muleta, que tava ruim mesmo. Estou vindo marcar pro meu marido, que eu nem deixei ele vim na fila”, disse a dona de casa Silvana Martins.

Depois de 8 horas na fila, o Luciano e a Ana finalmente conseguiram marcar uma consulta médica.

“Não era pra gente tá aqui e ninguém. não é humano com ninguém. Sofrimento todo desse povo, ninguém merece”, afirmou Ana Lúcia Leme.

“Fiz uma cirurgia em julho e aí fui encaminhada de volta pra cirurgia. e aí eu vim hoje marcar. Só que eu não sabia que estava assim. Porque eu nem posso ficar em pé. Aí eu fiquei em pé na fila até as dez e meia, passei mal, me levaram pro pronto socorro, me mandaram de volta pra fila agora. Vai ficar até que horas? Até eu conseguir marcar”, contou a cuidadora Marilene Santos Souza Esteves.

Por meio de nota, a Santa Casa informou apenas que está retomando progressivamente a rotina de atendimento ambulatorial e que, neste final de semana, faz um mutirão para otimizar o atendimento dos pacientes preferenciais.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias