Devido à falha no sistema de alimentação elétrica, os trens da Linha 9-Esmeralda estão circulando em via singela na Estação Autódromo desde o início da
Redação Publicado em 12/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h11
Devido à falha no sistema de alimentação elétrica, os trens da Linha 9-Esmeralda estão circulando em via singela na Estação Autódromo desde o início da operação desta quinta-feira (12), ocasionando maior intervalo nesse trecho.
Segundo a ViaMobilidade, os técnicos estão atuando para normalizar a situação.
A noite de quarta também foi marcada por problemas na linha. Uma falha entre as estações Berrini e Grajaú, fez com que os trens também circulassem por via única. A operação Paese foi acionada para atender o trecho.
Passageiros relataram que ficaram cerca de 1 hora esperando pelos trens nas estações. Por conta do problema, houve aglomeração nas plataformas das estações.
Na estação Autódromo, o trem ficou paralisado na via, e os passageiros tiveram de descer antes de chegar à plataforma.
Pelas redes sociais, passageiros afirmaram que nenhum funcionário da ViaMobilidade ajudou as pessoas a desembarcarem.
Passageiros na via na estação Autódromo. — Foto: Reprodução/ Twitter
A ViaMobilidade informou que o sistema de alimentação elétrica foi reestabelecido no trecho entre as estações Morumbi e Primavera-Interlagos por volta de 20h48.
Trem bate contra barreira de proteção na Estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
A Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público anunciou que vai apurar os impactos que as constantes falhas em linhas da ViaMobilidade têm tido na vida dos passageiros.
Para o diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella, os acidentes e o aumento no número de falhas nas linhas exigem uma resposta do governo do estado, que tem a obrigação de fiscalizar a ViaMobilidade.
“É difícil saber o que está acontecendo porque eles entraram e já deveriam ter mapeado todas as dificuldades. Não tem mágica para fazer de uma hora para a outra, é preciso alguns investimentos, situações que vão levar tempo para acontecer”, disse Quintella.
“Cabe agora ao poder concedente fazer fiscalização por intermédio de alguma estrutura, ou comissão, ou uma agência reguladora que venha atuar in loco, fazendo monitoramento, gerando indicadores, o tempo todo”, completou.
Quem usa os trens metropolitanos dessas linhas espera por essa melhora.
“Tinha que melhorar. Se tá mudando, tem que melhorar. Mudar para ficar na mesma ou pior não adianta. Então espero que essa nova empresa melhore”, disse Maria Neusa Marques, usuária das linhas concedidas.
O presidente Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, que representa os funcionários das duas linhas, disse estar preocupado com esse começo da nova gestão.
“A CPTM tinha em torno de 2 mil funcionários aqui nas linhas 8 e 9 e a média de trabalho deles era acima de 10 anos de trabalho. Em três, quatro meses, você não consegue qualificar a contento os funcionários novos que entraram. Sempre alertamos isso à CPTM e ao próprio governo do estado”, disse José Claudinei Messias.
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G1
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