Moradores da comunidade da Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista, têm pedido que a Prefeitura de São Paulo converta urgentemente o hospital da região

Redação Publicado em 26/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h42
Moradores da comunidade da Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista, têm pedido que a Prefeitura de São Paulo converta urgentemente o hospital da região destinado apenas aos pacientes de Covid-19 para atendimento geral da população.
Desde quando foi inaugurado pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB), em maio de 2020, o hospital tem funcionado exclusivamente para o tratamento de pacientes com coronavírus.
Porém, com a queda dos casos da doença e o aumento da vacinação na população paulistana, os líderes comunitários da região afirmam que “já passou da hora de a Secretaria da Saúde abrir as portas do hospital para o tratamento de outras doenças”, como afirmou a coordenadora da Associação de Moradores do Alto Brasilândia (AMAVB), Cida Honório.
“O nosso território tem enfrentado falta de médicos em várias UBSs e AMAs, além de superlotação no principal Pronto Socorro da região, que é o Pronto Socorro Municipal 21 de Junho. A situação vai se agravar ainda mais porque esse hospital deve fechar as portas para uma reforma estrutural urgente e deve voltar como UPA ou AMA integrada. Isso vai piorar muito a situação do atendimento na região”, disse Cida.
“As pessoas aqui não entendem como é que um elefante branco daquele tamanho está pronto há dois anos e nenhum andar é usado para o socorro dos doentes que estão na fila do atendimento por horas, enfrentando até a falta de médicos”, completou.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que, atualmente, a unidade conta com 205 leitos para o tratamento da Covid-19, sendo 90 de enfermaria e 115 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e que a taxa de ocupação da unidade é de 53% para enfermaria e 50% para UTI.
A pasta ressalta que já tem um chamamento público em andamento para a abertura do pronto-socorro do Hospital da Brasilândia para atendimento geral e não apenas referenciado para Covid-19, mas não disse quando esse processo será finalizado.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

OAB recorre ao STF após Moraes impedir visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

França e Espanha decidem vaga na final da Copa do Mundo

Ex-candidata a vereadora em SP, Zilu Camargo é cobrada pela Justiça Eleitoral

Harry Styles é visto por fãs no Parque Ibirapuera antes de maratona de shows em São Paulo

Morte de pastor durante ação policial gera protesto no Jardim São Francisco