Diário de São Paulo
Siga-nos
DEMOP

Ministério Público rejeita ação penal contra Olivio Scamatti em Buritama-SP

Decisão do Juiz invalida denúncia devido à falta de provas legais

Olivio Scamatti - Imagem: Reprodução / Acervo Pessoal  | Divulgação / MPSP
Olivio Scamatti - Imagem: Reprodução / Acervo Pessoal | Divulgação / MPSP

Marina Roveda Publicado em 15/10/2021, às 09h39


Em uma decisão recente, o Juiz de Direito Dr. Marcilio Moreira de Castro da 1ª Vara da Comarca de Buritama-SP rejeitou uma denúncia em uma ação penal que envolve Olivio Scamatti e outros. 

No parecer do Ministério Público, foi argumentado que a decisão do Supremo Tribunal Federal no Habeas Corpus 129.646 invalidou as decisões proferidas pelo Juízo de Direito da 1ª Vara Criminal de Fernandópolis, determinando a exclusão por ilicitude das provas obtidas em razão dessas decisões. Segundo o Ministério Público, todas as provas derivadas dessas decisões, incluindo as interceptações telefônicas mencionadas no caso, foram inválidas, esvaziando completamente o conteúdo probatório do processo.

Foi anotado pelo Ministério Público que: 

"Diante disso, todas as provas obtidas a partir daquelas decisões – leia-se: todas as [...] demais provas que delas derivaram foram invalidadas. Sendo assim, o conteúdo probatório do presente feito ficou completamente esvaziado, [...] o denota a evidente ausência de justa causa.

Diante dessas considerações, o Juiz de Direito acolheu as ponderações do Ministério Público e rejeitou a denúncia devido à falta de justa causa para o exercício da ação penal.

O processo agora seguiu para as devidas anotações e comunicações legais, encerrando esse capítulo específico do caso no início de outubro de 2021.

Compartilhe