O Natal ainda está longe, mas as fabricantes já colocaram à venda seus produtos no varejo no começo deste mês. E, nesta terça-feira (18), foram apresentadas
Redação Publicado em 19/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h39
O Natal ainda está longe, mas as fabricantes já colocaram à venda seus produtos no varejo no começo deste mês. E, nesta terça-feira (18), foram apresentadas as novidades durante o Salão do Panetone 2018, em São Paulo. As empresas que participaram do evento estimaram aumento de vendas de até 30%. Já os preços dos panetones virão com aumento entre 2% e 5% este ano.
Apesar de os tradicionais com sabor de frutas cristalizadas e gotas de chocolate ainda corresponderem a 78% das vendas, a indústria tem investido nos panetones trufados. Para este ano, as empresas incrementaram seu portfolio com a oferta de panetones com recheios como chocolate, doce de leite, sabor de sonho, petit gateau, paçoca, cream cheese e pão de mel.
Promoter da Siena Alimentos, Vanessa Fernandes, durante o salão do panetone — Foto: Fabio Tito/G1
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), o panetone está em 53% dos lares brasileiros, e 29 milhões de famílias consumiram o alimento entre novembro de 2017 e janeiro deste ano. O volume de vendas no ano passado foi de 39 mil toneladas, 13% a mais que em 2016. Em faturamento, a categoria movimentou R$ 600 milhões – 15% de crescimento em relação a 2016.
Segundo a Abimapi, dezembro ainda é o mês que concentra as maiores vendas. A pesquisa também mostrou que o volume de panetones se concentra em lares com consumidores com mais de 40 anos, em casas com uma ou duas pessoas, das classes altas (A e B).
Grande SP consome 22% do panetone do país
Segundo a Abimapi, no Natal de 2017 houve menos promoções do que em 2016, e os preços praticados ficaram próximos aos de dezembro, situação diferente de 2016, quando houve “forte redução”, sem citar números nem os motivos.
De acordo com Cláudio Zanão, presidente da Abimapi, o panetone está se consolidando como um alimento não só para as ceias de Natal, mas como opção de presente. Dados do setor revelam que 21,4% dos domicílios foram presenteados com o produto no Natal de 2017. A embalagem de 400 a 500 gramas corresponde a 89% das vendas.
A Grande São Paulo é responsável pelo maior consumo do alimento no Brasil, com 22% de participação e cerca de 8,4 mil toneladas. Em seguida vêm as regiões Norte e Nordeste (18%), Sul (16%), interior de São Paulo (15%), leste e interior do Rio de Janeiro (13%), Grande Rio de Janeiro (9%) e Centro-Oeste (8%).
Panetone com pós de ouro feito pela Siena especialmente para o salão; produto não está à venda — Foto: Fabio Tito/G1
Veja abaixo as principais novidades das empresas participantes do Salão de Panetones:
Aposta da Arcor é investir cada vez mais nos panetones recheados — Foto: Fabio Tito/G1
O grande destaque da Arcor é o panetone com massa de chocolate e recheio de petit gateau, que pode ser aquecido no micro-ondas por 15 segundos, acompanhado de sorvete.
Outra novidade é o panettone Paçoca Amor, com recheio cremoso sabor de amendoim. Esses dois lançamentos estão dentro da linha de recheados premium, que traz ainda outros cinco sabores: chocolate, trufado, brigadeiro gourmet, sonho e sonho doce de leite.
Segundo Raphael Fernandes, gerente da categoria de biscoitos e panetones, a aposta da Arcor é investir cada vez mais nos produtos recheados, que atualmente já correspondem a quase 50% das vendas. Fernandes estima crescimento de 5% nas vendas de panetones este ano, o mesmo do ano passado.
Os preços dos panetones são de R$ 16,99 para os de frutas e gostas de chocolate e de R$ 21,99 para os recheados.
O chef Marco Antônio Troli, que há 40 anos faz a curadoria e as inovações da linha de panetones da Ofner — Foto: Fabio Tito/G1
Os panetones levam até três dias para ficarem prontos. Segundo o diretor executivo da Ofner, Mario Costa Jr, a empresa espera aumento de 20% nas vendas este ano, maior que no ano passado, quando foi de 13%.
Para atender a essa expectativa de aumento, a empresa contratará 265 funcionários temporários: 110 para a produção, 100 para as lojas e 55 para vendas em company, que é venda direta para funcionários de 250 empresas que fazem parceria com a Ofner. “Isso representa 37% de aumento no quadro de colaboradores”, diz Costa Jr.
A Nestlé aposta na linha de panetones para serem consumidos aquecidos e mantém os que trazem recheios de marcas consagradas como Alpino e Prestígio — Foto: Fabio Tito/G1
A Nestlé lançou a nova linha Frutas Especiais: um com cranberry e chocolate meio amargo e o outro de damasco, amêndoas e chocolate meio amargo.
Apostando no consumo de bolos e tortas em casas de café, a Nestlé traz ainda a linha Sobremesa Especial, com recheios para serem consumidos quentes, e podem ser combinados com uma bola de sorvete ou cappuccino. São eles: o Alpino Sobremesa Especial e o Moça Sobremesa Especial (sabor doce de leite). A empresa sugere aquecer 20 segundos no micro-ondas. A média de preços dos panetones é de R$ 25.
De acordo com Erika Junqueira, gerente de marketing da linha de biscoitos e panetones, a intenção da empresa é fazer com que os panetones remetam às marcas da Nestlé. Por isso, a empresa manteve este ano a linha que traz recheios cremosos de Prestígio, Moça e Alpino – este último representa 30% das vendas de panetones, segundo Erika.
A fabricante estima crescimento de vendas em torno de 30%. No ano passado, o aumento foi de 18%.
A Panco tem as vendas concentradas nos panetones de gostas de chocolate e frutas — Foto: Fabio Tito/G1
A Panco traz como carro-chefe o panetone integral com doce de damasco e uva-passas. A fabricante diz que a ideia é levar um produto nutritivo e saboroso para o consumidor. As vendas ainda se concentram nos panetones de gostas de chocolate e frutas, cujos preços vão de R$ 14,99 a R$ 17,99. Já os especiais, que incluem o integral e recheados, vão de R$ 17,99 a R$ 21,99.
Parati traz os panetones de frutas em duas opções de embalagem, com uma diferença de preço de R$ 2 — Foto: Fabio Tito/G1
Para este ano, a Parati destaca dois sabores de panetones: o tradicional de frutas cristalizadas e o sabor gotas de chocolate. Há a opção de comprar o produto em caixas ou em sacos plásticos, que sai R$ 2 mais barato. A empresa projeta crescimento de vendas de 20%.
Panetones com recheios de marshmallow e pão de mel e integral com sete grãos são destaques da Romanato — Foto: Fabio Tito/G1
A Romanato traz em seus lançamentos os panetones com recheios de marshmallow e pão de mel, ambos com massa de chocolate. Outros destaques são o panetone integral com sete grãos e o doppio chocolate, com massa e gotas de chocolate.
De acordo com o diretor-presidente, Romulo Romanato, a empresa projeta crescimento de 20% nas vendas. Segundo ele, como o panetone tem se tornado um artigo de presente no Natal, a empresa optou por lançar o panetone de frutas cristalizadas, uva passas e damasco em uma lata com uma imagem do Coliseu de Roma. Os preços variam de R$ 3 (80 gramas) a R$ 30 (400 gramas).
A Santa Edwiges lançou a linha gourmet, que traz panetones com gotas de chocolate belga, e traz a linha zero açúcar — Foto: Fabio Tito/G1
A Santa Edwiges lançou a linha gourmet, que traz panetones com gotas de chocolate belga, e frutas especiais, com damasco, uvas passas, ameixas e cobertura de açúcar com amêndoas.
A linha premium tem os sabores frutas cristalizadas e uvas passas e o de gotas de chocolate, que vêm também em latas em aço decoradas com temas natalinos e um cordão dourado para que o consumidor possa reutilizar as latas em casa ou dar de presente. Os kits de presente chegam a R$ 90.
Da linha recheados, a empresa traz o trufado com gotas de chocolate e doce de leite com gotas de chocolate. Há ainda os minipanetones de gotas de chocolate e os licenciados da Peppa, Hello Kitty e Barbies, que custam R$ 4.
Siena Alimentos, fabricante das marcas Roma e Festtone, apostou na linha de panetones trufados — Foto: Fabio Tito/G1
A Siena Alimentos, fabricante das marcas Roma e Festtone, apostou na linha de panetones trufados com recheios de chocolate, doce de leite, brigadeiro e torta de limão.
Eros Pacheco, gerente de vendas e marketing, aposta no crescimento de 40% nas vendas dessa linha premium. Segundo ele, o crescimento de vendas tem sido de 10%.
Reinaldo Bertagnon, diretor da empresa, mostra a linha de minipanetones, um dos carros-chefes da empresa, e o panetone de 908 gramas — Foto: Fabio Tito/G1
De acordo com Reinaldo Bertagnon, diretor da empresa, a Village inaugurou o segmento de minipanetones no país. “Em 2016 lançamos o primeiro minipanetone com embalagem de presente e este ano temos sete opções desse produto para o Natal”, diz.
Entre os destaques estão o minipanettone trufado com recheio e gotas de chocolate, e os que trazem personagens para a criançada, como a Pollyana, do clássico da literatura escrito por Eleanor H. Porter, Masha e o Urso, O Show da Luna e a Galinha Pintadinha, todos recheados de gotas de chocolate.
Bertagnon prevê crescimento nas vendas de 10% – no ano passado a alta foi de 8%. Os preços dos panetones variam de R$ 3,90 para os mini até R$ 27 para o de 908 gramas.
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