Diário de São Paulo
Siga-nos
Investimentos

Fundos de pensão tiveram ganhos expressivos com investimentos na J&F

Venda de ações no FIP Florestal gerou 160% de lucro desde 2009, atingindo meta atuarial de 159,54% e triplicando o desempenho do Ibovespa

Eldorado Brasil Celulose - Imagem: Divulgação
Eldorado Brasil Celulose - Imagem: Divulgação

Marina Milani Publicado em 08/03/2024, às 14h00


Os fundos de pensão Petros, ligado à Petrobras, e Funcef, da Caixa Econômica Federal, celebraram recentemente resultados positivos em seus relatórios anuais de 2017. Ambos os fundos destacaram os lucros obtidos durante o período em que investiram no FIP Florestal, um veículo de investimento que direcionou recursos para a Eldorado Brasil Celulose, empresa controlada pelo grupo J&F Investimentos.

No relatório anual da Petros de 2017, ressalta-se o "desinvestimento [venda de ações] no FIP Florestal, que possibilitou auferir rentabilidade de aproximadamente 160% desde o início do investimento, em 2009". Essa taxa está em linha com a meta atuarial do período (159,54%) e superou significativamente o desempenho do Ibovespa, referencial para a renda variável, ao triplicar seus resultados.

Da mesma forma, a Funcef reportou em seu relatório de 2017 que recebeu R$ 665,7 milhões pela venda de sua participação em ações representando 8,52% da Eldorado Celulose. Esse valor se traduz em "um retorno nominal de 12,49% ao ano, superando a meta atuarial estabelecida".

Compartilhe  

últimas notícias