Diário de São Paulo
Siga-nos

Cremesp abre 25 sindicâncias para investigar denúncias contra Prevent Senior

de São Paulo (Cremesp) já abriu 25 sindicâncias após receber denúncias contra a Prevent Senior feitas por médicos e pacientes.

Cremesp abre 25 sindicâncias para investigar denúncias contra Prevent Senior
Cremesp abre 25 sindicâncias para investigar denúncias contra Prevent Senior

Redação Publicado em 01/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h40


de São Paulo (Cremesp) já abriu 25 sindicâncias após receber denúncias contra a Prevent Senior feitas por médicos e pacientes.

A GloboNews apurou que os procedimentos envolvem, principalmente, a investigação de ilegalidades na prescrição do “kit Covid”, composto por remédios ineficazes contra o coronavírus, e em falhas no tratamento contra a doença oferecido em unidades da operadora de saúde na capital paulista durante a pandemia.

Na semana passada, a presidente do Cremesp, Irene Abramovich, e outros dois conselheiros se reuniram pela primeira vez com os promotores do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que atuam na investigação criminal do caso e se comprometeram a colaborar com os inquéritos.

Além de informarem a existência das sindicâncias, o MP solicitou apoio do conselho em relação aos critérios de produção de um prontuário médico, quais informações são obrigatórias e como elas devem ser transmitidas no sistema dos hospitais.

Na reunião, a força-tarefa também informou ao Cremesp que deve solicitar ao órgão detalhes sobre o que o Código de Ética médico prevê em relação à autonomia dos profissionais e se isso foi seguido nos protocolos da Prevent Senior – se eles teriam ou não como seguir com o tratamento e/ou se cometeram alguma ilegalidade ao prescreverem, por exemplo, remédios ineficazes contra o novo coronavírus.

Por se tratarem de processos que contêm prontuários médicos e informações pessoais e do tratamento de pacientes, o MP-SP não descarta a possibilidade de pedir, na Justiça, a quebra de sigilo dos documentos, se entender que seja necessário. Outros encontros devem acontecer, ainda sem data.

A Justiça de São Paulo já determinou a quebra de sigilo de prontuários de cinco pacientes da Prevent Senior que morreram em decorrência da Covid-19. A decisão atendeu a pedido feito pela Polícia Civil no inquérito que investiga a operadora de saúde por diversas irregularidades.

Os pacientes são os atores Gesio Amadeu (que trabalhou nas novelas Sinhá Moça, Renascer e A Viagem) e João Acaiabe (o tio Barnabé, do Sítio do Pica-pau Amarelo), o jornalista esportivo Orlando Duarte, além do médico Anthony Wong e Regina Hang, mãe do empresário Luciano Hang. Os cinco morreram em hospitais da Prevent Senior.

O objetivo dos investigadores é entender por que no caso dos atores e do jornalista constava a Covid-19 como causa da morte no atestado de óbito, diferente do observado nas certidões do médico Anthony Wong e de Regina Hang, em que a informação foi omitida.

Em nota, a Prevent Senior afirma que solicitou ao Cremesp a instauração de sindicância para investigação da conduta de três ex-integrantes do corpo clínico que, segundo a operadora, teriam feito acusações mentirosas. O pedido foi deferido e as investigações estão em andamento.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias