Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP inicia imunização da população de rua com vacina da Janssen, de dose única

A cidade de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (28) a aplicação da vacina contra a Covid-19 da Janssen, que tem dose única, na população em situação de rua.

Cidade de SP inicia imunização da população de rua com vacina da Janssen, de dose única
Cidade de SP inicia imunização da população de rua com vacina da Janssen, de dose única

Redação Publicado em 29/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h08


A cidade de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (28) a aplicação da vacina contra a Covid-19 da Janssen, que tem dose única, na população em situação de rua.

De acordo com a prefeitura, foram reservadas 14 mil doses para esse público. No total, a capital paulista recebeu um lote de 114 mil doses após doação dos Estados Unidos ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

A gestão municipal já havia iniciado a vacinação das pessoas em situação de rua cadastradas em centros de acolhida. Quase 22 mil doses foram aplicadas desde fevereiro.

Agora, a vacinação foi ampliada também para as pessoas que não possuem cadastro. É o caso de Claudio Ricardo de Souza, de 41 anos, que recebeu a vacina nesta segunda. Sem poder mais pagar o aluguel, há sete meses ele passou a dormir em uma barraca na rua.

“Eu trabalhava e morava em um quartinho, pagava meu aluguel. Eu era pedreiro. Só que aí perdi o emprego e infelizmente fui morar na rua. Agora que eu tomei [a vacina] eu tô aliviado”, diz.

O catador de papelão Cícero Alves do Nascimento também recebeu a dose na UBS Boracea, na Barra Funda. “Foi muito importante pra mim, por causa do coronavírus, né? Eu tô na situação de rua, e pra ficar melhor, pela minha saúde.”

O último Censo de 2019 feito pela prefeitura apontava que a capital paulista tinha aproximadamente 24 mil pessoas em situação de rua, mas ONGs que desenvolvem trabalhos para essa população afirmam que o número aumentou muito durante a pandemia.

Novo calendário de vacinação

A Prefeitura de São Paulo confirmou na tarde desta segunda-feira (28) as próximas datas para a vacinação contra a Covid-19 por grupos etários até 41 anos. Na terça-feira (29), a imunização estará aberta para pessoas de 45 e 44 anos.

Veja o calendário atualizado na capital:

  • Terça-feira (29/06): 44 e 45 anos
  • Quarta e quinta-feira (30/6 e 1/7): 42 e 43 anos
  • Sexta-feira (2/7): Repescagem de 42 a 46 anos
  • Sábado (3/7): Aplicação da segunda dose (todas as faixas etárias)
  • Domingo (4/7): Não tem vacinação
  • Segunda a quarta-feira (5/7 a 7/7): 41 anos

O calendário na cidade de São Paulo sofreu atraso após um problema logístico na distribuição de doses suspender completamente a vacinação na terça-feira (22). Os trabalhos foram retomados na quarta-feira (24), mas alguns postos continuaram com desabastecimento nos dias seguintes.

A gestão municipal decidiu escalonar a vacinação na capital paulista de maneira diferente da anunciada pelo governo estadual, para evitar aglomerações. No entanto, a alta procura com a ampliação dos grupos etários levou à falta de doses.

Após um jogo de empurra entre prefeitura, governo estadual e governo federal, a vacinação foi retomada. Mas as datas que haviam sido anunciadas anteriormente sofreram alterações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o novo calendário pôde ser anunciado nesta segunda-feira após o governo estadual garantir o montante total de 700 mil doses de vacinas, contando as que a cidade já tem em estoque.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias