Um levantamento realizado pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que apenas 5,4% dos corredores de ônibus prometidos no ano de 2016 na capital foram
Redação Publicado em 17/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h56
Um levantamento realizado pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que apenas 5,4% dos corredores de ônibus prometidos no ano de 2016 na capital foram entregues. Atualmente, a cidade possui 13 corredores, totalizando 133 km de vias para o transporte público.
Para os pesquisadores, a implementação dos corredores diminuiria a desigualdade entre as regiões da cidade. “A implementação desses corredores faz diferença nos tempos de viagem das pessoas que moram principalmente nos extremos. Se fossem implementados esses corredores previstos até 2016, seriam reduzidas drasticamente essas desigualdades”, diz German Freiberg, pesquisador da USP.
Segundo o levantamento, existe uma desigualdade territorial principalmente em áreas periféricas da região Leste da cidade, que apresenta a pior proporção de infraestrutura para a população, onde a maioria dos moradores depende do transporte coletivo.
As regiões mapeadas no estudo como Leste 2 e Leste 1 apresentam, respectivamente, por volta de 20 e 11 vezes mais habitantes por quilômetro de corredor de ônibus do que a região administrativa do Centro.
Na região da Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul da cidade, moradores também sofrem com a falta de corredores de ônibus. “Aqui a gente não tem prioridade, transporte é péssimo, precisa investir nisso. É um sofrimento para o trabalhador”, afirma, Alamaris Mendes da Silva.
José Geraldo Araújo, coordenador do movimento SOS Transporte da região, informou que há anos tenta pedir para o poder público a implementação dos corredores. “As promessas se aproximam sempre no período eleitoral e fica por isso mesmo. A população já está cansada disso”.
Na cidade, os corredores que possuem os maiores quilômetros de extensão são:
O Governo de São Paulo informou que abriu, em junho desse ano, um processo para empresas interessadas apresentarem propostas para expandir os corredores da Linha 5- Lilás até o Jardim Ângela, na Zona Sul da capital. O prazo para Análise e conclusão de todas as etapas é de 24 meses.
Já a Prefeitura, informou que estão previstos no Programa de Metas de 2021/2024 a implementação do BRT da Zona Leste, 40 km de novos corredores e 50 km de faixas exclusivas de ônibus.
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Fontes: Ge – Globo Esporte.
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