Evento nacional contará com exposições e atividades educativas em vários museus da universidade

Gabriela Nogueira Publicado em 22/09/2025, às 19h36
A crise climática emergiu como uma realidade indiscutível, alterando radicalmente paisagens, culturas e modos de vida ao redor do mundo. Os impactos dessa crise são percebidos de forma desigual, evidenciando vulnerabilidades históricas e sublinhando a necessidade urgente de ações colaborativas. Nesse cenário, os museus, tradicionalmente vistos como guardiões do passado, estão se posicionando como agentes essenciais na resposta a essas mudanças.
Durante a COP 30, os museus ocupam uma posição estratégica única: atuam como instituições capazes de comunicar a complexa interrelação entre cultura, história e meio ambiente a um público global. A 19ª Primavera dos Museus, programada para ocorrer entre os dias 22 e 28 de setembro e envolvendo diversas instituições da USP, visa refletir sobre o papel dos museus na documentação, pesquisa, educação e intervenção nas práticas relacionadas aos impactos ambientais. Essa edição enfatiza as conexões entre memória, justiça e criatividade humana.
Para que os museus sejam reconhecidos como relevantes nesse debate, é necessário que eles também olhem para suas próprias operações. Aspectos internos como consumo energético e colaborações com patrocinadores devem ser alinhados com os princípios que promovem, abrangendo desde o tratamento adequado de resíduos até a transição para energias renováveis e o uso de materiais sustentáveis em suas coleções. Além disso, é vital que esses espaços fomentem a colaboração com comunidades locais para registrar as transformações em tempo real.
Os acervos dos museus também contêm registros históricos cruciais sobre a interação entre sociedades e o meio ambiente. Desde representações artísticas de ecossistemas extintos até objetos que narram deslocamentos forçados por eventos climáticos extremos, esses acervos documentam tanto a adaptabilidade quanto a vulnerabilidade humana frente às mudanças ambientais. Com isso, os museus possuem o potencial de incitar um debate profundo e construtivo sobre os desafios climáticos atuais.
Conforme destacado no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), "a 19ª Primavera dos Museus representa uma oportunidade para reposicionar essas instituições como patrimônios estratégicos na ação climática". Ao assumir um papel ativo na promoção da justiça socioambiental, os museus reafirmam sua importância como espaços dinâmicos e críticos, capazes de sensibilizar e mobilizar a sociedade em busca de soluções para os desafios contemporâneos.
Programação na USP
No Museu do Ipiranga da USP, três visitas mediadas serão realizadas no dia 24 de setembro, com horários agendados para as 10h30 às 12h, 14h30 às 16h e 15h às 16h30. Essas visitas explorarão as transformações ocorridas no Jardim do Museu e no Parque da Independência ao longo dos anos. Os participantes terão a oportunidade de conhecer plantas e usos que refletem mudanças sociais, culturais e paisagísticas, além de investigar a relação entre o jardim e o monumento.
No Museu da Educação e do Brinquedo (MEB) da Faculdade de Educação (FE) da USP, ocorrerá uma mesa-redonda sobre "Relações entre museus e comunidades em processos formativos de educação socioambiental". Essa discussão apresentará dois projetos em regiões diferentes do Brasil: um liderado pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará nos anos 90 e outro focado na formação de educadores patrimoniais ambientais na Comunidade da Serra da Capivara (dia 22 de setembro das 19h às 20h30). Haverá ainda visita monitorada às exposições e uma oficina de pintura com tintas naturais no dia 23 de setembro.
O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba estará apresentando até o dia 30 de setembro duas exposições: "Mandala", que explora o simbolismo dessa arte circular ligada ao universo espiritual; e "Grandes Endemias", que aborda questões relacionadas a epidemias como AIDS, Dengue e Sarampo.
O Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin) da Esalq participará da 2ª edição da Feira Eureka!, destinada à promoção da investigação científica entre alunos da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba-SP nos dias 24 e 25 de setembro. O evento incentivará a criatividade ao abordar temas relacionados à matemática aplicada à natureza.
No Museu Republicano de Itu (MRI), parte do Museu Paulista da USP, acontecerá uma contação de histórias sobre "As Lendas do Rio Tietê", destacando este importante rio paulista em sua relação com a história local (dia 27 de setembro). Na mesma data, será realizada uma palestra sobre a viola pantaneira e as monções pelo pesquisador Yuri Zacra, além de visitas mediadas nos dias seguintes para discutir representações históricas do rio Tietê.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Investigação interna afasta hipótese de arrastão na Estação Luz do metrô de SP

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump