Diário de São Paulo
Siga-nos
Alemanha

Percussionista de Salesópolis ganha bolsa de estudos e se prepara para viagem para Alemanha: 'Foi uma surpresa'

Andressa Daniella, tem 25 anos, e soube do resultado das audições durante o encerramento do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Com a bolsa de US$ 1,4 mil dólares por mês, a jovem da Orquestra Sinfônica Jovem de SP vai aperfeiçoar os estudos em música clássica em Berlim.

Percussionista Andressa Daniella dos Santos - Imagem: reprodução grupo bom dia
Percussionista Andressa Daniella dos Santos - Imagem: reprodução grupo bom dia

G1 Publicado em 14/08/2022, às 16h02


Do alto do palco do Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, ao ouvir o resumo da sua trajetória profissional, a percussionista Andressa Daniella Santos, de Salesópolis, se emocionou.

Antes mesmo do anúncio do seu nome, que veio no final do discurso que iria revelar o vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho do 52° Festival de Campos do Jordão, ela já sabia que a sua história iria ganhar novos rumos e iniciou as comemorações abraçando as amigas.

Depois da confirmação, foram muitos sorrisos para as fotos! Afinal de contas, aos 25 anos, Andressa ganhou o prêmio principal do maior festival de música clássica do país: a percussionista recebeu uma bolsa de US$ 1,4 mil por mês para estudar.

"Foi uma surpresa! Todos os meus colegas são bons e era muito difícil saber quem tocou melhor."

Preparação

Atualmente, Andressa integra a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Andressa explicou que o processo até a preparação para o concurso começou com a primeira seletiva de 132 bolsistas, que foram avaliados pelos professores durante os ensaios.

Percussionista ficou emocionada ao ser anunciada como vencedora — Foto: Andressa Daniella/Arquivo Pessoal
Percussionista ficou emocionada ao ser anunciada como vencedora 

Deste grupo, oito indicados foram selecionados para serem avaliados pela coordenação do concurso. A última audição aconteceu em 25 de julho e o anúncio do vencedor foi no último dia do Festival de Inverno de Campos de Jordão, em 31 de julho.

A partitura escolhida por Andressa é inédita no Brasil e ela conta que teve pouco tempo para se preparar. "Eu comprei uma partitura que veio da Alemanha, com um alto grau de dificuldade técnica, e tive apenas um mês pra me preparar. Geralmente, os ensaios começam seis meses antes das apresentações."

Próxima parada: Berlim

Em junho, Andressa já tinha sido aprovada para frequentar as aulas em uma universidade da Alemanha. Por isso, a jovem irá aproveitar a bolsa do prêmio para estudar em Berlim.

"Na época eu fiz uma campanha pra conseguir dinheiro pra ir para as audições presenciais lá na Alemanha e deu certo. O curso que eu quero fazer dura dois anos, mas, mesmo a bolsa sendo só de nove meses, vai dar certo porque eu tenho o dinheiro de outra premiação que venci em 2019 guardado. E também, estando lá, eu dou um jeito e arranjo um trabalho pra me manter, se for preciso", planeja.

A expectativa é que Andressa viaje já no próximo mês, a partir do dia 15 de setembro.

Compartilhe  

últimas notícias