Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

FAKE NEWS: Como identificar e prevenir a disseminação de desinformação

Fake News. - Imagem: Freepik
Fake News. - Imagem: Freepik

por Prof. Dr. Irineu Barreto

Publicado em 20/10/2022, às 09h01


É notório que o debate público no Brasil e no mundo está contaminado pelo fenômeno da desinformação, também conhecida como Fake News. Vários internautas manifestam interesse sobre medidas para combater essas mentiras e romper os elos das cadeias de disseminação. Sumarizamos aqui um conjunto de recomendações que nos parecem as mais eficazes.

  1. Desconfie, a priori, de tudo que receber por WhatsApp, Telegram ou vir nas redes sociais. Ao adotar postura cética, atenuamos a probabilidade de servir como inocente útil nas cadeias de desinformação.
  2. Recorde-se que há no mercado tecnológico uma inovação, denominada Deep Fake, capaz de manipular vídeos e áudios, adulterando cenas reais com inclusão de rostos e vozes de pessoas que não faziam parte do contexto da gravação.
  3. Leia a notícia inteira e confira se há relação com o título. Separe alguns pontos importantes da notícia e tente checá-los individualmente.
  4. Verifique a data da notícia. Notícias verídicas fora do contexto temporal também são desinformação.
  5. Cheque o autor, a fonte e o veículo. Verifique se todos os itens citados sobre autoria, fonte e veículo de mídia associados ao conteúdo realmente existem.
  6. Conheça o posicionamento político do autor de uma notícia, teoria ou pensamento.
  7. Digite o título da notícia que você recebeu em buscadores antes de retransmiti-la. Confirme se a notícia já foi publicada em veículo de comunicação que goza de credibilidade e acesse os links de verificação das agências de checagem.
  8. Pergunte à pessoa que encaminhou a notícia, de quem ela recebeu e se ela conseguiu verificar a informação.

Em suma, é possível concluir que há um evidente esforço global voltado à redução do efeito das Fake News. No entanto, Investir em educação digital começa por nós mesmo, tomemos cuidado para não sermos um polo de disseminação de desinformação. A democracia e nossos amigos agradecem.

Compartilhe  

últimas notícias