Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

De Olho na Cidade: Espaço informativo sobre política, arte, cultura e tudo aquilo que mexe com o dia a dia de quem vive em São Paulo

São Paulo. - Imagem: Reprodução | João Pina
São Paulo. - Imagem: Reprodução | João Pina
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 15/09/2023, às 08h24


Cerco fechado

O empenho do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, em selar a cassação de Cristófaro pôde ser comprovado por quem olhou com alguma atenção o Diário Oficial durante a semana. Duas publicações de terça-feira garantem que a sessão vai acontecer com ou sem a presença de Cristófaro e de seus advogados. Na primeira delas, além da intimação formal para Camilo comparecer ao plenário às 15h30 do próximo dia 19, também aparece a troca dos advogados do vereador. O trio formado por Natascha Alves Costa, Erickson Salomoni e Jorge Henrique Martins aparece como “renunciante”.

Desembargador assume

O novo advogado é o experiente Ronaldo Alves de Andrade, que foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo por 27 anos e desde 2016 tem banca própria. Ele afirmou à coluna que trabalhava em conjunto com os advogados renunciantes e vai tentar na justiça uma liminar para cancelar o julgamento. O argumento principal é que a corregedoria não teria cumprido o prazo de 90 dias para votar o relatório do processo de cassação de Cristófaro, de autoria do vereador Marlon Luz.

Esquivas

A segunda publicação no DO sugere que Camilo “parece estar se ocultando” e realizando “supostas esquivas” para não assinar as intimações. Para não correr o risco de ter o processo anulado, Milton Leite designou três procuradores da casa para defender Camilo. São os chamados advogados “dativos”, que só entram em ação se o réu ficar sem defensor.

Vai ou não vai?

Foi a pergunta da semana na Câmara Municipal. Camilo Cristófaro estará ou não presente na sessão que decidirá seu futuro? O advogado Ronaldo Alves de Andrade disse que sim. Conversei com ele as 14h desta quinta. As 18h, por Whatsapp, Camilo Cristófaro disse que ainda não havia decidido.

Placar

Circulam na Câmara mensagens dizendo que Camilo terá ao menos 12 votos a favor na próxima terça. Seriam de 4 vereadores do Republicanos, 2 do PL, 2 do PSD, 2 do União Brasil, 1 do PP e 1 do Podemos. São necessários 37 dos 55 votos possíveis para o vereador perder o mandato.

2º Round

Lula Mendonça, responsável pela campanha do presidente Luís Inácio no ano passado, foi anunciado oficialmente como marqueteiro do candidato Guilherme Boulos para a campanha do ano que vem. Com isso, repete-se na capital o duelo que Mendonça e Duda Lima, ex marqueteiro de Bolsonaro, travaram na eleição presidencial. Lima trabalha desde março com o time de Ricardo Nunes, no lugar de Felipe Soutello, que conduziu a campanha de Simone Tebet e é sonho de consumo dos aliados de Tabata Amaral.

De volta pra casa

Três meses após pedir demissão do cargo de secretário municipal de Projetos Especiais, onde coordenava as ações da prefeitura para tentar resolver a questão da Cracolândia, Alexis Vargas anunciou seu retorno à Fundação Getúlio Vargas, depois de 5 anos licenciado. “O objetivo continua o mesmo: aumentar a capacidade dos governos e desenvolver mais e melhores ferramentas para o enfrentamento dos problemas públicos”, afirmou.  

Compartilhe  

últimas notícias