Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Às vésperas do Carnaval, Brasil registra aumento nos casos de COVID-19

Especialistas alertam que aglomerações durante o Carnaval podem aumentar a disseminação da COVID-19 e outras doenças respiratórias. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Paulo
Especialistas alertam que aglomerações durante o Carnaval podem aumentar a disseminação da COVID-19 e outras doenças respiratórias. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Paulo
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 27/02/2025, às 07h55


Com a proximidade do Carnaval, marcado para os dias 3, 4 e 5 de março, o Brasil enfrenta um cenário preocupante no que diz respeito à pandemia de COVID-19. Até o dia 8 de fevereiro de 2025, correspondente à Semana Epidemiológica 6, foram registrados 94.701 novos casos da doença e 429 óbitos em todo o país. Desses, 68.638 casos e 271 mortes ocorreram em municípios do interior. 

O período carnavalesco é tradicionalmente caracterizado por grandes aglomerações, o que, segundo especialistas, pode intensificar a disseminação de doenças respiratórias, incluindo a COVID-19. O infectologista Manuel Palácios alerta que “o elevado número de pessoas reunidas, aliado à proximidade em espaços fechados ou mal ventilados, são fatores que facilitam a propagação do vírus”.

Observa-se um aumento nos casos em estados das regiões Norte e Centro-Oeste, com destaque para uma maior incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por COVID-19 entre idosos. Estados como Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins apresentam crescimento significativo nesses indicadores. 

De acordo com informações do portal Agência Amazonas, o Ceará lidera o número de casos em municípios do interior, totalizando 12.172 infecções até o momento. Dados do Boletim InfoGripe da Fiocruz indicam que, na segunda semana de janeiro de 2025, o município de Maranguape registrou 581 casos confirmados. 

Para o especialista em doenças tropicais, Dr. Manuel Palácios, esses números são um alerta para a população. “Isso sugere uma possível aceleração da transmissão viral em áreas específicas”, afirma. Ele enfatiza a necessidade de atenção redobrada, especialmente diante do risco de surgimento de novas variantes com maior capacidade de transmissão.

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação, testagem de indivíduos sintomáticos, isolamento dos casos confirmados e adesão aos protocolos de manejo clínico. Além disso, recomenda-se que os foliões mantenham a carteira de vacinação atualizada, incluindo imunizações contra COVID-19 e influenza, como medida essencial para a proteção individual e coletiva. 

Diante do cenário atual, é crucial que a população brasileira mantenha medidas preventivas, como o uso de máscaras, higienização frequente das mãos e evitar aglomerações, especialmente durante as festividades carnavalescas. A colaboração de todos é fundamental para conter a disseminação do vírus e prevenir um possível aumento nos casos pós-Carnaval.


últimas notícias