Diário de São Paulo
Siga-nos

Mulher perde parte do nariz após cirurgia estética e fala sobre pesadelo: “Eu gritava de dor”

Elielma Carvalho tinha o sonho de afinar o nariz, mas acabou vivendo um pesadelo. Após perder parte da pele, precisou fazer mais 14 cirurgias.

Imagem Mulher perde parte do nariz após cirurgia estética e fala sobre pesadelo: “Eu gritava de dor”

Redação Publicado em 07/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 23h20


Uma mulher de 37 anos, de Goiás, fez uma denúncia alegando que teve parte do nariz necrosado e ficou com sequelas após um procedimento estético em junho de 2020.

Elielma Carvalho Braga fez uma alectomia, procedimento para afinar o nariz, com um dentista de Aparecida de Goiânia. Ela disse que, após perder parte da pele do rosto, precisou fazer mais de 14 cirurgias e ficou com sequelas.

A esteticista conta que pesquisou sobre a alectomia na internet e viu que o dentista Igor Leonardo Soares Nascimento fazia vários procedimentos estéticos. Então, contratou um pacote para fazer algumas cirurgias estéticas com ele.

Inicialmente, acreditou que o procedimento tinha dado certo. Porém, nos dias seguintes, Elielma começou a sentir fortes dores e alterações no rosto. Ela manteve contato com o dentista, pedindo e recebendo orientações.

Foi quando a situação ficou muito grave, e ela precisou ir até o consultório do dentista e os dois acabaram indo até uma unidade de saúde para que ela recebesse o atendimento necessário.

Sem plano de saúde, tentou diversos atendimentos na rede pública até achar um cirurgião plásticoque conseguisse fazer o tratamento necessário e de maneira voluntária.

Desde então, foram 14 cirurgias de reparação, incluindo enxerto de pele e gordura, além de reconstrução de uma das narinas.

Antes e depois de cirurgia no nariz de Elielma Carvalho Braga / Imagem: reprodução Elielma Carvalho / Arquivo Pessoal

“É tanta agulhada que eu tenho até trauma. Em uma cirurgia [de reparação], tinha que dilatar meu nariz. Não pegou anestesia e eu gritava de dor”, disse a paciente ao G1.

Atualmente, Elielma precisa usar um alargador nas narinas para conseguir respirar. Sem eles, uma das narinas se fecha. Ainda serão necessárias mais cirurgias para melhorar as lesões existentes. “Eu choro muito, não é fácil o que eu vivo hoje”, desabafou em entrevista ao UOL. 

O sonho de melhorar a autoestima que acabou virando um pesadelo, terminou em processo contra o profissional, que nega ter havido erro no procedimento.

Em nota, ele se defendeu, apontando que o problema da paciente não foi decorrente da cirurgia, e sim uma síndrome desenvolvida após uso de medicamentos, o que causou a necrose. Ele afirmou ainda que deu todo atendimento à paciente.

Vale citar que qualquer profissional que não seja médico é proibido de realizar cirurgias como esta no nariz. Dentistas podem fazer algumas cirurgias na face, mas o Conselho Federal de Odontologia proibiu expressamente a realização de alectomias por dentistas.

Compartilhe  

últimas notícias