Diário de São Paulo
Siga-nos

Jovem é imobilizado de forma violenta após reclamar de guarda que fez ‘fiu fiu’ para a namorada em SP

Um jovem foi imobilizado por vários guardas municipais em São Vicente, no litoral de São Paulo, após, segundo testemunhas, ofender um agente que assobiou um

Jovem é imobilizado de forma violenta após reclamar de guarda que fez ‘fiu fiu’ para a namorada em SP
Jovem é imobilizado de forma violenta após reclamar de guarda que fez ‘fiu fiu’ para a namorada em SP

Redação Publicado em 03/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h37


Um jovem foi imobilizado por vários guardas municipais em São Vicente, no litoral de São Paulo, após, segundo testemunhas, ofender um agente que assobiou um “fiu fiu” ao passar pela namorada dele. Moradores que caminhavam pelo local relataram o uso de violência por parte de alguns dos guardas, e a prefeitura investiga o caso. As imagens, obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (3), flagraram a ação.

Segundo testemunhas, o início da confusão entre o rapaz e os agentes da GCM ocorreu após um dos guardas ter olhado para a mulher dele e assobiado para elogiar a beleza da garota. A prefeitura, por outro lado, afirmou que ele desacatou e agrediu fisicamente os agentes, o que resultou no uso de força por parte deles.

No vídeo, é possível ouvir um dos guardas gritando “chega”, tirando o boné do rapaz e chamando ele de “moleque mimado”. “A gente trabalhando aqui para você xingar, você me ofendeu, você ofendeu o cara. Autoridade aqui, você tem que obedecer, teu pai é advogado, você sabe o que é isso”, disse um dos guardas.

Jovem é imobilizado de forma violenta após reclamar de guarda que fez 'fiu fiu' para a namorada — Foto: Reprodução

Jovem é imobilizado de forma violenta após reclamar de guarda que fez ‘fiu fiu’ para a namorada — Foto: Reprodução

Em seguida, outro guarda retira a arma da cintura e fica a segurando por alguns segundos. Ao guardá-la, ele pega uma algema e tenta colocar no rapaz. Ainda de acordo com as imagens, o jovem parece resistir, e vários guardas passam a imobilizá-lo de forma violenta. Em determinado momento, é possível ver um dos guardas fazendo movimentos bruscos contra a perna dele.

“Se vocês são autoridade, não podem fazer isso, o menino não é animal, vai quebrar o menino. Para, está machucando o moleque, vai quebrar o dedo do menino, para”, diz uma mulher que acompanhava a situação.

No fim das imagens, quando o jovem é encaminhado à viatura da GCM, uma mulher começa a gritar que o rapaz não matou e nem roubou para fazerem isso com ele. “Acha bonito ficar olhando para a mulher dos outros? Agora a Guarda Municipal de São Vicente virou talarica. Isso é ridículo”, diz.

Posicionamento

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que, na tarde de terça-feira (1º), um homem desacatou e agrediu fisicamente os agentes de segurança da Guarda Civil Municipal que faziam patrulhamento no Centro Comercial da cidade.

Segundo a prefeitura, o uso de força se fez necessário para garantir a própria integridade física do detido e dos agentes. Ele foi contido e encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente, juntamente com o guarda que sofreu agressão.

Após o atendimento médico, o jovem foi encaminhado ao 1º DP, onde foi registrado um boletim de ocorrência por lesão corporal e desacato.

A GCM reforça que age de acordo com o rigor da lei, sendo que todos os guardas são orientados a agir de forma humanizada e, se necessário, com o uso escalonado da força, e que os fatos estão sendo apurados.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias