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Falência da Itapemirim deixa 45 mil passageiros sem voo neste final de ano; só 25 mil foram realocados ou reembolsados

A companhia aérea Ita deixou mais de 45 mil passageiros sem a viagem de fim de ano. Até esta terça-feira (21), apenas 25 mil desses passageiros foi

Falência da Itapemirim deixa 45 mil passageiros sem voo neste final de ano; só 25 mil foram realocados ou reembolsados
Falência da Itapemirim deixa 45 mil passageiros sem voo neste final de ano; só 25 mil foram realocados ou reembolsados

Redação Publicado em 21/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h54


A companhia aérea Ita deixou mais de 45 mil passageiros sem a viagem de fim de ano. Até esta terça-feira (21), apenas 25 mil desses passageiros foi reacomodada em voos de outras companhias ou reembolsada.

A empresa Ita suspendeu todos os voos neste fim de ano. Ela foi notificada pelo Procon SP. A multa pode chegar a R$ 11 milhões.

Nesta terça-feira (21), muitos passageiros do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo relataram problemas para fazer check in por meio de aplicativos.

A recomendação é chegar mais cedo ao aeroporto para evitar transtornos. Os voos para Aracaju são os que estão registrando mais problemas de atraso e embarque nesta terça-feira (21).

Passageiros relatam transtornos

Os passageiros enfrentaram problemas com a remarcação de voos das companhias aéreas Gol e Latam nesta segunda-feira (20) no Aeroporto Internacional de São Paulo.

Os transtornos atrapalharam os planos da empregada doméstica Maria Marta que ia para Juazeiro do Norte ver a família.

“Eu cheguei aqui 11h, fiquei na fila e a moça falou que não tinha mais voo para mim, o avião estava cheio”, contou.

Ela foi orientada a voltar na terça-feira (21). Outros passageiros também não viajaram.

“A Gol vende mais passagens do que deveria, o voo deu overbooking e nós não conseguimos embarcar”, disse a contadora Karina Salomão.

Teve gente com passagem da Latam que também não embarcou.

“Bastante gente na mesma situação, essa fila inteira na mesma situação. Aí eu fui, passaram meu voo para amanhã”, afirmou o médico Alexandre Pacheco.

A Latam declarou que foi preciso atrasar alguns voos em função de conexões internacionais, e também houve o reflexo dos cancelamentos de voos dos últimos dias, causados pelo temporal da última sexta-feira (17), que derrubou o sistema de iluminação da pista do aeroporto.

A Gol também culpou as chuvas dos últimos dias que, segundo a companhia, impactaram as operações e exigiram a reacomodação de passageiros.

A concessionária que administra o aeroporto informou que a operação foi normalizada há três dias. Além dos atrasos, passageiros ainda enfrentam as consequências da suspensão das operações da companhia aérea Ita, que cancelou quase 500 voos até o fim do ano.

É o caso da família do estudante Guilherme Medeiros da Cunha, que comprou uma nova passagem, desta vez da Latam, mas também não embarcou.

“A gente tentou fazer um check-in quando chegou, não funcionou, só fez check-in de uma pessoa. Estamos em seis”, contou.

O Procon de São Paulo multou a Ita e também a Latam por cancelar mais de 20 voos no final de semana. O Procon orienta os passageiros a registrarem as reclamações pela internet.

Na noite desta segunda (20), a Gol e a Latam negaram que tenham vendido mais passagens do que era possível atender, o chamado overbooking.

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G1

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