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Dia de Doar: ONG de SP usa tecnologia para arredondar troco de compras e repassar doações a instituições cadastradas

O economista e administrador Ari Weinfeld decidiu seguir os passos do pai, um imigrante judeu polonês, e trabalhar em confecções no Bom Retiro, no Centro de

Dia de Doar: ONG de SP usa tecnologia para arredondar troco de compras e repassar doações a instituições cadastradas
Dia de Doar: ONG de SP usa tecnologia para arredondar troco de compras e repassar doações a instituições cadastradas

Redação Publicado em 30/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h37


O economista e administrador Ari Weinfeld decidiu seguir os passos do pai, um imigrante judeu polonês, e trabalhar em confecções no Bom Retiro, no Centro de São Paulo. Depois de conduzir uma indústria têxtil por 20 anos, decidiu vender sua fábrica.

Com o futuro indefinido, ele conta que sua vida mudou após ler o livro “Financing Future: Innovative Funding Models at Work”, ainda não traduzido para o português, de autoria da antropóloga alemã Maritta Koch-Weser, que foi por muitos anos responsável pela criação de projetos de sustentabilidade do Banco Mundial. Depois disso, o ex-industrial, que hoje tem 62 anos, ficou fascinado pelo universo das doações e dos meios de ajudar os mais vulneráveis, tornando-se um empreendedor social.

Em 2011, Weinfeld decidiu fundar o Movimento Arredondaruma organização não governamental (ONG) que apoia outras ONGs com o repasse de doações de centavos de compras no varejo efetuadas em lojas físicas e virtuais, que usa a tecnologia para gerar impacto social.

”Criar uma solução social para o varejo significa entender os desafios do negócio. Hoje, nós temos uma proposta de parceria que supera os entraves tributários, engaja a participação de todo o ecossistema das marcas, de colaboradores a clientes”, afirmou Weinfeld.

Nesta terça-feira (30), quando se comemora o Dia de Doar, um movimento internacional para promover a cultura de doação que ocorre em mais de 70 países, o fundador do Movimento Arredondar ressalta que o brasileiro é solidário e quer incentivar a cultura de doação no país dando visibilidade à causa social.

“Eu sempre falo que as pessoas querem doar. Então o nosso compromisso é levar facilidade e transparência. E o impacto disso é gerar visibilidade e recursos para organizações sociais que estão criando soluções para os problemas mais graves do país”, afirmou o empreendedor social.

Empreendedor social e fundador do Movimento Arredondar Ari Weinfeld — Foto: Divulgação Movimento Arredondar
Empreendedor social e fundador do Movimento Arredondar Ari Weinfeld — Foto: Divulgação Movimento Arredondar

Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Movimento Arredondar, diz que muitas doações deixam de ocorrer por falta de conhecimento de como ajudar o próximo.

”O brasileiro é solidário, mas as pessoas ainda acreditam que precisam de muito dinheiro para doar. Ou ainda não sabem por onde começar, não conhecem ONGs. O que nos inspira todo dia é saber que estamos trazendo a doação para o dia a dia das pessoas, de um jeito simples e descomplicado.”

De acordo com Beatriz, a pesquisa Varejo com Causa mostra que 74% dos consumidores estão preocupados com causas socioambientais. E que associar o nome de uma marca a uma causa social beneficia as empresas.

“Oferecer um canal para doar melhora a imagem da marca em 77%. Oferecer uma opção para o cliente doar no momento da compra é um dos caminhos para impulsionar a cultura de doação no Brasil. E esse é um convite que fazemos para que pessoas e empresas ajudem a provocar mudanças, potencializando o trabalho das ONGs.”

Como funciona

Com o apoio da Afrac (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços), o Arredondar capta doações através do arredondamento do troco de compras e dá visibilidade social às marcas cadastradas no projeto. Por exemplo, se o valor de uma compra foi de R$ 20,75, a sugestão dada no caixa ao cliente é que sejam doados 25 centavos, com o arredondamento para o próximo número cheio.

“A tecnologia tem um poder de transformação grandioso. Ela possibilitou que o consumidor ficasse no comando do consumo e também de todas as adaptações do varejo que vemos todos os dias, no intuito de acompanhar as novas jornadas das pessoas. E essas jornadas modernas incluem não apenas a busca por conveniência, melhores formas de pagamento ou prazos mais rápidos de entrega. Elas também são sobre se conectar com o seu propósito”, afirmou Paulo Eduardo Guimarães, presidente da associação.

A Afrac é responsável pela customização dos sistemas para processar o pagamento e a doação, através de parcerias com software houses, responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas, que inclui o estudo da legislação tributária de cada estado para implantar o arredondamento.

“Ou seja, temos a tecnologia envolvida em uma outra esfera de transformação, a social, seja na satisfação de quem acessa um meio simples para doar ou na mudança que isso faz na vida de quem recebe essa doação”, disse Guimarães.

Com um clique, o troco de uma compra vira uma doação e é transferido para a Arredondar. Nas lojas físicas, os caixas são os intermediários das doações e perguntam aos clientes se desejam arredondar os centavos do troco. Já no e-commerce, é o próprio cliente que finaliza o processo de doação no momento da compra.

Atualmente, mais de 1.500 lojas estão cadastradas no Movimento Arredondar. Na outra ponta, são mais de 100 ONGs certificadas para receber recursos via parceria com varejistas. Essas ONGs apoiam diversas causas, como meio ambiente, proteção animal, cidadania, saúde, empoderamento feminino, proteção às mulheres, dentre outras.

A certificação das ONGs inclui avaliação de gestão e transparência, além da prestação de contas. Uma das cadastradas é o Instituto Constelação, com sede em Recife (PE), que oferece atendimento exclusivamente a crianças e adolescentes em situação de extrema pobreza e inseridos na rede pública de ensino.

Cada marca ou empresa parceira sabe o valor que foi arrecadado mensalmente e repassado para as ONGs. Desde a sua criação, o Arredondar recebeu 40 milhões de microdoações, ou seja, essa foi a quantidade de vezes que as pessoas arredondaram ou marcas doaram, totalizando mais de R$ 8 milhões arrecadados.

E o doador recebe um comprovante não fiscal com CNPJ da Arredondar e endereço do site, onde pode visualizar as ONGs que a marca ou o estabelecimento que ele comprou apoiam, o quanto foi arrecadado em doações naquele ano e quanto cada ONG recebeu.

Além da auditoria, o Movimento Arredondar também divulga um relatório de atividades anualmente. Os dados ficam públicos no site da instituição.

O Instituto Constelação em Recife (PE), que oferece atendimento a crianças e adolescentes em situação de extrema pobreza e inseridos na rede pública de ensino, recebe doações do Movimento Arredondar — Foto: Divulgação Movimento Arredondar
O Instituto Constelação em Recife (PE), que oferece atendimento a crianças e adolescentes em situação de extrema pobreza e inseridos na rede pública de ensino, recebe doações do Movimento Arredondar — Foto: Divulgação Movimento Arredondar

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G1

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