Mão na roda

6 novos recursos do WhatsApp que você não reparou

A plataforma lançou novas funcionalidades nas últimas semanas

6 novos recursos do WhatsApp que você não reparou - Imagem: Pexels

Jessica Anjos Publicado em 28/05/2023, às 20h01

O WhatsApp já faz parte da rotina da maior parte dos brasileiros. Mas provavelmente tem alguma funcionalidade nova dentro dele, lançada nas últimas semanas, que você pode ter deixado passar como a edição de texto e proteção das conversas. O portal Tilt, do UOL, montou uma lista com ferramentas que facilitam o dia a dia do usuário no WhatsApp, veja abaixo:

Já passou por isso? Enviar uma mensagem errada ou se arrepender de ter enviado um texto e só ter a função de apagar? Para resolver um problema antigo, o WhatsApp liberou recentemente a função de editar mensagens escritas. Porém, há uma regra, você consegue editar textos até 15 minutos após o envio. Para editar, é só tocarna mensagem e escolher a opção Editar, é um ícone com lápis. 

A funcionalidade chamada de "Proteção de Conversas" foi liberada e deve chegar em todos os usuários nos próximos dias, de acordo com anúncio do próprio WhatsApp.

Acionando a ferramenta será adicionada uma "pasta secreta" ao chat. Se alguém pegar seu telefone desbloqueado e abrir o WhatsApp, não terá acesso a essas mensagens porque precisará de senha ou biometria.

Outra novidade é que caso alguém do chat protegido envie mensagens a você, o nome do remetente e o conteúdo são ocultados na tela do smartphone. Os arquivos enviados também ficam protegidos, não ficam visíveis na galeria do celular.

Antes, quando uma conversa no WhatsApp era colocada como temporária, todos os textos trocados desapareciam após 24h, sete dias ou 90 dias, mesmo que a pessoa não tivesse lido o conteúdo.

Agora, o usuário poderá selecionar o que deseja salvar na conversa. O que não for selecionado será excluído permanentemente. Uma observação: o remetente tem controle sobre o que será salvo ou não, sempre que alguém tentar manter algo salvo, o remetente será notificado.

É possível colocar confirmações adicionais antes de transferir o acesso do app de um celular para o outro. 

Sempre que houver uma mudança de acesso para um novo aparelho, o dispositivo antigo vai ser notificado do horário da solicitação, qual o modelo do novo aparelho de destino e se a transferência pode ser feita. 

O WhatsApp espera que isso funcione como um alerta para possíveis tentativas não autorizadas de transferência.

A funcionalidade funciona nos bastidores do app e serve para proteger usuários que sejam atingidos por malware ou outros programas maliciosos que atacam as fraquezas do WhatsApp. Ele funciona automaticamente e não precisa de intervenção do usuário.

O WhatsApp está preparando uma verificação de transparência do código único de criptografia - ele indica que a conversa com outra pessoa é protegida. Para acessar essa funcionalidade, o usuário só precisa ir até informações de um contato na aba "Criptografia". 

whatsapp Proteção de Conversas WhatsApp novas ferramentas WhatsApp editar mensagens WhatsApp

Leia também