TCE questiona concurso para agentes da Guarda Municipal feito em 2014 em Rio Preto

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) está questionando o concurso para agentes da Guarda Civil Municipal realizado em 2014, em São José do Rio

TCE questiona concurso para agentes da Guarda Municipal feito em 2014 em Rio Preto -

Redação Publicado em 25/04/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h59

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) está questionando o concurso para agentes da Guarda Civil Municipal realizado em 2014, em São José do Rio Preto (SP), na antiga gestão do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Os questionamentos são sobre os critérios utilizados nas avaliações sociais e físicas.

Por telefone para a TV TEM, o ex-prefeito Valdomiro Lopes disse que os apontamentos do TCE são normais e que os procuradores da prefeitura têm que prestar os esclarecimentos exigidos. O secretário de Trânsito Aparecido Capelo não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Aproximadamente 3,8 mil candidatos se inscreveram nesse concurso, que resultou na contratação de 111 guardas. A Prefeitura, agora, vai responder os questionamentos do TCE, para tentar manter a validade do concurso.

TCE questiona concurso para agentes da Guarda Municipal realizado em Rio Preto

No caso da avaliação física, o Tribunal questiona que os testes de aptidão física foram realizados em períodos do dia diferentes. Então, quem fez a tarde enfrentou o sol mais forte e, consequentemente, teve rendimento inferior.

Na avaliação social o questionamento é relativo ao fato do candidato não poder estar inadimplente com compromissos financeiros. Ou seja, se a pessoa tivesse com o nome sujo, por exemplo, seria eliminada do concurso.

Reunião

Os guardas contratados neste concurso foram chamados para comparecer a reunião marcada nesta quarta-feira (25), às 9h30, no 9º andar da Prefeitura. A Secretaria de Administração vai notificar todos os guardas sobre os apontamentos do Tribunal de Contas.

Caso o Guarda não puder comparecer, deve mandar um representante. Os que estão trabalhando devem se apresentar normalmente ao seu posto. Já para os que estiverem de folga, não é necessário ir fardado.

Leia também