Prefeitura de SP reserva dois hospitais para internação de pacientes com a nova variante ômicron da Covid-19

A Prefeitura de São Paulo reservou dois hospitais para internação e tratamento de possíveis pacientes que sejam infectados pela variante ômicron da Covid-19,

Prefeitura de SP reserva dois hospitais para internação de pacientes com a nova variante ômicron da Covid-19 -

Redação Publicado em 30/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h03

Medida foi adotada por precaução, já que, até o momento, há apenas um caso suspeito no estado; unidades escolhidas foram o hospital municipal Tide Setúbal e o Geral de Guaianases, ambos na Zona Leste.

A Prefeitura de São Paulo reservou dois hospitais para internação e tratamento de possíveis pacientes que sejam infectados pela variante ômicron da Covid-19, nova cepa da doença.

As unidades escolhidas foram o Tide Setúbal –que é municipal e foi escolhido pela proximidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos -, e o Hospital Geral de Guaianases, que é estadual e também recebeu pacientes com a variante delta. Ambos ficam na Zona Leste da capital.

São Paulo já tem um caso suspeito da nova cepa. Trata-se de um morador de Guarulhos, na Grande São Paulo, que desembarcou em Cumbica neste sábado (27) vindo da Etiópia.

O Instituto Adolfo Lutz está fazendo o sequenciamento genético para determinar qual variante provocou a doença.

Reforço da Pfizer para quem tomou Janssen

A cidade de São Paulo aplica, a partir desta terça-feira (30), a vacina da Pfizer como dose de reforço para quem recebeu a primeira dose de Janssen contra a Covid-19.

A prefeitura tomou essa decisão porque o Ministério da Saúde não entregou doses da Janssen e pela ameaça da nova variante do coronavírus.

Capital aplica dose da Pfizer como reforço para quem tomou Janssen

Assim, qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha tomado a vacina da Janssen há pelo menos dois meses será vacinada com a Pfizer a partir desta terça.

Para se vacinar, é necessário levar o comprovante da primeira dose. A secretaria municipal da Saúde disse que há doses para os moradores e também para quem é de fora. Não há mais a necessidade de apresentar comprovante de residência.

Além deste grupo, também estão sendo aplicadas a primeira dose (D1), a segunda dose (D2) e a dose adicional/de reforço (DA) para pessoas elegíveis.

Estarão em funcionamento para aplicar primeiras doses, segundas doses e doses adicionais nesta terça todos os postos de imunização contra Covid-19 da cidade: 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em 82 AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. (Veja a lista completa dos endereços.)

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.

Quem pode se vacinar contra Covid na capital

.
.
.
G1
sp HOSPITAIS COVID INTERNAÇÃO SPDIÁRIO DIÁRIOSP PREFEITURA DIÁRIO DE S. PAULO RESERVA

Leia também