PF prende 6 em operação contra tráfico internacional de drogas e apreende máquina de lavar roupa com dólares em SP

A Polícia Federal prendeu 6 pessoas em São Paulo nesta quinta-feira (29) em uma operação contra o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e

PF prende 6 em operação contra tráfico internacional de drogas e apreende máquina de lavar roupa com dólares em SP -

Redação Publicado em 29/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h14

Operação em vários estados atua contra lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas.

A Polícia Federal prendeu 6 pessoas em São Paulo nesta quinta-feira (29) em uma operação contra o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes financeiros em vários estados. Cinco das prisões são preventivas e uma, temporária, por cinco dias.

As ações da Operação Planun ocorrem concomitantemente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Na casa de um dos doleiros foi encontrado dólares em uma máquina de lavar roupa.

De acordo com os policiais, até agora, foi possível comprovar o envio de 2,2 toneladas de cocaína do Brasil para a Europa pelo grupo criminoso. A droga era enviada em blocos de concreto. Os traficantes usavam doleiros em São Paulo para o pagamento das transações do tráfico de drogas no exterior. A organização criminosa movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão nos últimos três anos.

Até as 8h30, mais de US$ 300 mil já haviam sido apreendidos com os operadores e doleiros do esquema.

Dinheiro em máquina de lavar em SP — Foto: PF/divulgação

A operação acontece em 15 cidades:

Polícia também cumpre mandandos de sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias:

PF encontrou dinheiro escondido dentro de uma máquina de lavar roupa

Investigação

A investigação aponta para um banco informal responsável pela lavagem de dinheiro vindo de diversos crimes, além do tráfico de drogas, como contrabando e outros ilícitos. Já foram rastreadas cerca de 90 empresas de fachada e 70 pessoas empregadas como “laranjas” do grupo para a operacionalização da lavagem de dinheiro e operações de câmbio ilegais.

O inquérito policial foi instaurado em junho de 2017 para apurar o envio de cocaína da Bolívia para o Rio Grande do Sul. A Polícia Federal identificou que aviões partiam de Mato Grosso do Sul para serem carregados com grande quantidade de cocaína na Bolívia e seguiam até o Rio Grande do Sul, onde pousavam em fazendas compradas pela organização criminosa. A droga seguia, pelas rodovias, para outros estados e permanecia em depósitos até ser despachada para a Europa através de portos brasileiros.

SP DIARIO lavagem de dinheiro

Leia também