Curso obrigatório para regularizar profissão de mototaxistas está suspenso

Um curso obrigatório para regularizar a profissão dos mototaxistas do noroeste paulista está suspenso. Os profissionais se sentem prejudicados, já que não

Curso obrigatório para regularizar profissão de mototaxistas está suspenso -

Redação Publicado em 19/01/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h27

Um curso obrigatório para regularizar a profissão dos mototaxistas do noroeste paulista está suspenso. Os profissionais se sentem prejudicados, já que não conseguem complementar a renda com a atividade.

O Kleber Eustáquio Santos é entregador e quer se tornar mototaxista em São José do Rio Preto (SP), já que gosta de trabalhar com motos, mas desde agosto aguarda pela regularização do serviço.

“Foi entre julho e agosto que fiz a inscrição, mas o Sest/Senat pediu para eu aguardar para que eles fechassem a turma. Como estava demorando, eu cancelei.”

A unidade de Rio Preto do Sest/Senat era credenciada pelo Detran para oferecer o curso que tem duração de três dias e validade de cinco anos. No entanto, desde setembro de 2017 ele está suspenso.

“Comprei uma motocicleta nova para investir e, sem o curso, acaba prejudicando a mim e a outros mototaxistas que precisam da renovação e não conseguem”, conclui.

Nenhum representante da categoria foi informado sobre o retorno do curso. Sem a autorização do Detran, o mototaxista não pode renovar o alvará da prefeitura, que é realizado em janeiro. Para tentar contornar a situação, o município está emitindo um alvará provisório com validade de 60 dias.

Mototaxistas aguardam curso pare regularizar trabalho (Foto: Reprodução/TV TEM)

“Eles apresentam documentação normal para a renovação do alvará, então oferecemos o documento provisório, no prazo de 60 dias, e depois deste período ele será autuado”, explica o inspetor fiscal Marcelo Amaral.

A multa para aqueles que não tiverem a autorização do Detran é de R$ 158.

Em nota, o Sest/Senat informou que o curso está sendo reformulado e que não há previsão para retorno da atividade. Já o Detran disse que o curso também é oferecido por centros de formação de condutores, mas nenhum deles é credenciado no noroeste paulista.

A lista do Detran com as empresas credenciadas estão disponíveis no site do departamento.

bom dia catanduva bom dia rio preto jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto

Leia também