Com Catar e Japão, Copa América de 2019 terá 12 seleções

A Conmebol anunciou que a Copa América de 2019, que será disputada no Brasil, contará com 12 seleções. Além dos 10 países sul-americanos membros da entidade,

Com Catar e Japão, Copa América de 2019 terá 12 seleções -

Redação Publicado em 04/05/2018, às 00h00 - Atualizado às 20h11

Com Catar e Japão, Copa América de 2019 terá 12 seleções

A Conmebol anunciou que a Copa América de 2019, que será disputada no Brasil, contará com 12 seleções. Além dos 10 países sul-americanos membros da entidade, Catar e Japão, times convidados, também participarão do torneio. A competição será entre os dias 14 de junho e 7 de julho do próximo ano.

O projeto inicial da Conmebol era contar com 16 seleções. Com a redução de participantes, a tendência é que menos sedes e estádios sejam utilizados. O plano no começo era que os jogos acontecessem em sete cidades. Agora, a entidade sul-americana quer deslocamentos menores para a competição. O Comitê Organizador Local (COL) tem uma lista de 12 estádios, dos quais seis devem ser escolhidos.

Espanha e Portugal chegaram a ser cogitados, mas recusaram o convite. A possibilidade de contar europeus ficou inviável após a criação da Liga das Nações, torneio criado pela Uefa e que será realizado até junho de 2019. Mesmo com o recuo de equipes europeias, o COL buscou alternativas para manter o planejamento com seis convidados.

A prioridade passou a ser contar, pelo menos, com México e Estados Unidos. No entanto, as duas equipes disputarão a Copa Ouro da Concacaf em 2019. A Fifa proíbe que seleções disputem dois torneios continentais no mesmo ano. A presença de mexicanos e norte-americanos demandaria negociação da Conmebol com a entidade máxima do futebol e a Concacaf e, portanto, não foi possível.

Em fevereiro deste ano, o COL realizou sua primeira reunião. O órgão conta com os campeões do mundo Cafu e Branco, além de três dirigentes: Rogério Caboclo, diretor-executivo da gestão da CBF e presidente eleito da entidade a partir de 2019, Fernando Sarney, vice da CBF e integrante do Conselho da Fifa, e Antonio Carlos Nunes, presidente da CBF após o banimento de Marco Polo Del Nero.

A edição de 2019 será a última em anos ímpares. Em 2020, haverá um novo torneio nos Estados Unidos, no mesmo modelo da Copa América Centenário, e a partir daí, a competição será disputada nos mesmos anos da Eurocopa. O Chile é o atual bicampeão. A Roja conquistou em 2015, quando foi anfitriã, e em 2016, na edição do Centenário da Conmebol.

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto jornal bom dia bauru jornal bom dia jundiai jornal bom dia marilia jornal bom dia sorocaba

Leia também