2/3 dos prefeitos eleitos não nasceram na cidade que irão governar

Só um em cada três prefeitos eleitos neste ano vai governar a cidade onde nasceu. Levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral

2/3 dos prefeitos eleitos não nasceram na cidade que irão governar -

Redação Publicado em 24/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h08

2/3 dos prefeitos eleitos não são nascidos na cidade que irão governar

Só um em cada três prefeitos eleitos neste ano vai governar a cidade onde nasceu. Levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que dos 5.494 prefeitos eleitos em 1º turno, 1.885 são naturais do município (o que equivale a 34% do total).

 Trata-se de um dado curioso. Mas não há exigência nenhuma em relação a isso. O prefeito precisa ter apenas domicílio eleitoral onde se candidata.

 Roraima é o único estado do país onde todos os eleitos são “forasteiros”. Os prefeitos que irão governar as 15 cidades do estado não nasceram no município em que disputaram a eleição.

 Em apenas 3 das 8 capitais onde a disputa já foi definida em 1º turno, o prefeito é nascido no município, caso de ACM Neto, de Salvador, Firmino Filho, de Teresina, e João Doria, de São Paulo.

 Apesar de governarem outras cidades, a maioria, no entanto, não foi muito longe. Só 721 chefiarão o Executivo de um município de outro estado que não o de nascimento.

 Minas Gerais é o estado com o maior número de prefeitos nativos: 395. São Paulo aparece logo atrás, com 244. No Rio Grande do Sul, 190 prefeitos são nascidos nos municípios que irão governar.

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto

Leia também