Santa Casa de Pirajuí adota registro manual de atendimento após invasão de hackers

A Santa Casa de Pirajuí está fazendo o registro Manuel de atendimento nesta terça-feira (31) após ter o sistema interno informatizado invadido por hackers na

Santa Casa de Pirajuí adota registro manual de atendimento após invasão de hackers -

Redação Publicado em 31/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h05

Serviço de Raio-X está suspenso até o restabelecimento do sistema interno informatizado. Criminosos pediram resgate em bitcoins para liberar os arquivos.

A Santa Casa de Pirajuí está fazendo o registro Manuel de atendimento nesta terça-feira (31) após ter o sistema interno informatizado invadido por hackers na segunda-feira (30).

O problema foi constatado na tarde de segunda-feira depois que funcionários tentaram acessar o servidor da unidade e uma página em inglês aparecia na tela dos computadores pedindo um valor em bitcoins (moeda virtual) para que o programa fosse liberado e deu prazo de 24h para isso.

Nesse sistema está todos os dados como prontuários médicos, diagnósticos e até o cadastro de novos pacientes, além dos dados financeiros. Por isso, nesta manhã está tudo sendo feito de forma manual pelos funcionários, o que tem causado atrasos no atendimento.

Outro prejuízo é do Raio-X, o diagnóstico por imagem não está sendo feito, pois não é possível sem o acesso ao sistema informatizado.

Neste caso, a Santa Casa solicita, via Cross (a central estadual de regulação), a marcação de procedimentos em outras unidades da região que tenham o serviço.

A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência e orientou os gestores da Santa Casa a não pagarem o valor pedido pelos criminosos.

A direção da Santa Casa informa que não sabe quando os sistemas serão restabelecidos, mas ressalta que a instituição não possui dinheiro em caixa para pagar pela reinstalação dos programas e sistemas.

Invasão dos hackers afeta o atendimento na Santa Casa de Pirajuí (Foto: TV TEM / Reprodução )

jornal bom dia bauru jornal bom dia marilia

Leia também