Lavagem nasal ajuda no manejo da COVID-19

Ela pode diminuir a carga viral, reduzindo a chance de a doença evoluir

Lavagem nasal ajuda no manejo da COVID-19 -

Redação Publicado em 27/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 15h36

Ela pode diminuir a carga viral, reduzindo a chance de a doença evoluir

Após se expor a situações nas quais houve o contato com muita gente, faça uma lavagem no nariz. Esse ato tão simples, que é indicado para adultos e crianças, pode ser a diferença entre desenvolver ou não a COVID-19. “Isso porque, o líquido na lavagem retira mecanicamente os vírus que ficam na superfície da fossa nasal e ainda normaliza o batimento ciliar, um sistema que o próprio órgão tem para se higienizar”, explica o otorrinolaringologista Jamal Azzam, de São Paulo. Com isso, há uma redução na chamada carga viral, a quantidade de vírus encontrada em determinado fluido ou secreção, o que pode impedir o desenvolvimento da enfermidade.

Para que o resultado seja de fato eficaz, o ideal é que a lavagem seja com alto volume e baixa pressão. “Dessa forma, a limpeza é mais completa e, graças à baixa pressão, evita que o líquido entre no canal do ouvido, o que pode machucá-lo ou fazer com que o ouvido fique tampado”, explica Azzam. Também é importante que o procedimento seja feito logo após o contato com outras pessoas que possam estar contaminadas, do contrário, o coronavírus terá tempo hábil para agir no organismo.

5 dicas para a lavagem nasal x COVID-19

1 – Ela deve ser feita logo após o contato com muitas pessoas para que o vírus não tenha tempo útil para se manifestar.

2 – O indicado é que o dispositivo usado para fazer essa higienização tenha a capacidade de esguichar bastante líquido, para que ele faça a lavagem completa da estrutura.

3 – Durante o processo, é indicado que o rosto fique inclinado e a boca aberta.

4 – O líquido deve, de modo ideal, entrar por uma narina e sair pela outra.

5 – Nunca utilizar apenas água, sendo o ideal usar o soro fisiológico.

________________

Dr. Jamal Azzam – Otorrinolaringologista da Clínica Jamal
DESTAQUE

Leia também