Estado de SP encerra janeiro com mais de 6 mil novas mortes por Covid-19; número é 37% maior que dezembro

O estado de São Paulo encerra o mês de janeiro com mais de 6 mil novas mortes por Covid-19 . O número é 37% maior que o registrado em dezembro.

SP -

Redação Publicado em 31/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h24

Após queda de óbitos entre os meses de agosto e novembro, número voltou a crescer em dezembro e janeiro. No total, o estado já contabiliza 53.034 mortes 1.777.368 casos desde o início da pandemia.

O estado de São Paulo encerra o mês de janeiro com mais de 6 mil novas mortes por Covid-19 . O número é 37% maior que o registrado em dezembro.

Em janeiro foram registrados 315.071 casos confirmados e 6.317 mortes por coronavírus. Em dezembro, foram 220.664 e 4.622, respectivamente. Já em novembro, foram 125.526 casos e 2.784 óbitos.

No total, o estado de São Paulo já registrou 1.777.368 casos e 53.034 mortes desde o início da pandemia.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 80 mortes e 4.344 novos casos confirmados da doença.

Os novos registros não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para outro, mas, sim, que foram computados no sistema neste período. As notificações costumam ser menores aos finais de semana e feriados, quando as equipes de saúde trabalham em esquema de plantão.

A média móvel de mortes diárias, que considera os registros dos últimos sete dias, é de 219 neste domingo (31), o que representa uma variação de -5% em comparação ao valor registrado há 14 dias e para especialistas indica tendência de estabilidade.

O dado considera a média dos registros dos últimos sete dias e está acima de 200 há vinte e três dias seguidos, valor que não era observado desde o dia 16 de setembro do ano passado. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.

Nesta segunda-feira, a média móvel diária de casos é de 11.134, o que representa uma variação de -2% em comparação ao valor registrado há 14 dias e para especialistas indica tendência de estabilidade.

A média diária de casos está acima de 10 mil há vinte e três dias seguidos. O último registro de média móvel acima de 10 mil casos no estado era de 18 de agosto.

Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

Coordenadora de fiscalização do Centro de Vigilância Sanitária de SP fala das aglomerações

Leitos de UTI

O estado de São Paulo registrou neste domingo (31) o número total de 12.917 pacientes internados por Covid-19 em toda rede hospitalar, sendo 6.935 em enfermaria e 5.982 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O total de pacientes internados tem se mantido acima de 10 mil desde o início de dezembro de 2020, o que pressiona o sistema de saúde e interfere no atendimento de outras doenças.

Nesta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em toda rede de saúde, incluindo serviços particulares e públicos, é de 68,4% na Grande São Paulo e de 69% no estado.

Os índices de ocupação variam dia a dia, e a central de regulação do estado é responsável por conseguir vagas para pacientes que estão na fila de atendimento.

Fase vermelha

Mapa com nova reclassificação do estado no Plano SP nesta sexta-feira (29). — Foto: Divulgação/Governo de SP

Este é o primeiro final de semana que todas as regiões do estado de São Paulo entraram, a partir das 6h de sábado (30) até as 6h da segunda-feira (1º), na fase vermelha do plano de flexibilização econômica do estado de São Paulo.

A regra valerá também para o próximo final de semana e feriados. Nos dias úteis, a fase vermelha valerá a partir de 20h. Nela, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar.

A mudança foi anunciada pelo governo de João Doria (PSDB) na sexta-feira (22), após mais uma semana de piora nos indicadores de Covid-19 no estado.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Saúde DIARIO DE SAO PAULO COVID-19 SPDIÁRIO

Leia também