Estado de SP começa a distribuir novo lote de 258 mil doses de vacina contra Covid-19 para crianças

O estado de São Paulo começa a distribuir nesta terça-feira (18) aos municípios um novo lote de mais 258 mil doses de vacina pediátrica contra Covid-19

Estado de SP começa a distribuir novo lote de 258 mil doses de vacina contra Covid-19 para crianças -

Redação Publicado em 18/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h19

O estado de São Paulo começa a distribuir nesta terça-feira (18) aos municípios um novo lote de mais 258 mil doses de vacina pediátrica contra Covid-19 recebida do Ministério da Saúde na noite de segunda-feira (17). Foi o segundo lote recebido pelo estado de vacina para crianças.

O estado iniciou a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, com deficiência, indígenas e quilombolas.

Na capital paulista, crianças da mesma faixa etária sem comorbidades ou deficiência podem se inscrever para a “xepa da vacina” .

O objetivo é que nenhuma dose restante do imunizante pediátrico da Pfizer sobre ao final do expediente dos locais de aplicação.

Segundo o governo do estado de SP, com o novo lote recebido, o estado já contabiliza 58% das doses prometidas pelo governo federal – que serão, no total, 850 mil – para a primeira fase de vacinação da imunização de crianças com comorbidades, deficiências, indigenas e quilombolas – o grupo prioritário.

Xepa em SP

Segundo o instrutivo da Secretaria Municipal de Saúde, cada unidade de saúde da cidade de SP deve organizar uma lista de espera própria com crianças que morem ou estudem na sua área de abrangência.

Para fazer a inscrição na “xepa”, é necessário ir à unidade de saúde, informar um telefone, pelo qual o responsável será informado em caso de disponibilidade de dose remanescente, e apresentar um comprovante de endereço.

A residência ou a escola da criança deve estar dentro da área de abrangência da unidade de saúde procurada (consulte aqui a unidade de referência do seu endereço).

Vacinação na capital

A cidade de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (17) a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, com deficiência, indígenas e quilombolas.

Os imunizantes pediátricos da Pfizer estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas da capital paulista.

A aplicação ocorre 8h às 19h, sendo necessário o acompanhamento das crianças por seus responsáveis e a apresentação de documentos que comprovem a comorbidade.

Na sexta-feira (14), o município recebeu 64 mil doses de vacinas destinadas à imunização das crianças contra a Covid-19. A quantia foi distribuída pelos postos da cidade ao longo do final de semana para que a campanha vacinal pudesse ser iniciada nesta segunda.

A disponibilidade de doses na capital e a movimentação nas unidades podem ser consultadas na plataforma “De Olho na fila”.

A vacinação de crianças sem comorbidade está prevista para começar no estado de São Paulo na semana de fevereiro, mas pode haver alterações no calendário de acordo com a disponibilidade de doses.

Profissional de Saúde prepara aplicação de dose pediátrica da Pfizer na capital paulista — Foto: Reprodução/TV Globo

Calendário estadual

O governo de São Paulo afirmou na sexta-feira (14) que planeja iniciar a vacinação de crianças sem comorbidades na segunda semana de fevereiro. A faixa-etária de 11 anos será a primeira a receber as doses.

Nesta sexta-feira (14), o estado vacinou, em evento simbólico, a primeira criança do grupo prioritário, que é composto por crianças com deficiência, comorbidades, indígenas e quilombolas. A previsão é que a imunização para esse grupo comece nos postos de saúde na segunda-feira (17).

O calendário pode sofrer alterações, uma vez que as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde ainda não são suficientes para todo o grupo prioritário de São Paulo.

Veja o calendário previsto pelo governo estadual:

.

.

.

.

.

.

G1

Saúde COVID SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também