Casos de Covid-19 aumentam cerca de 30% na cidade de SP nos últimos 10 dias, diz secretário de saúde

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse nesta quarta-feira (5) que os casos de Covid-19 na capital paulista aumentaram cerca de

Casos de Covid-19 aumentam cerca de 30% na cidade de SP nos últimos 10 dias, diz secretário de saúde -

Redação Publicado em 05/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h03

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse nesta quarta-feira (5) que os casos de Covid-19 na capital paulista aumentaram cerca de 30% nos últimos 10 dias.

Aparecido não detalhou os números absolutos deste aumento, mas afirmou que o cálculo foi feito pela Vigilância Sanitária com os testes positivos de Covid.

Aparecido relaciona este aumento à chegada da variante ômicron.

“Quando a ômicron entrou aqui na cidade de São Paulo, no dia 5 de dezembro, ela era, nos sequenciamentos que nós fizemos, pouco mais de 5%. Na semana seguinte, ela saltou para 27% nos casos da cidade. E ontem, no último levantamento que nós recebemos do Instituto Butantan, todos os sequenciamentos realizados já apontam 52%”.

Nesta quarta, todas as bases de saúde da cidade de São Paulo irão testar pacientes sintomáticos com problemas respiratórios contra Covid-19 e contra Influenza simultaneamente.

Segundo o secretário, em 15 dias a ampla testagem dará um mapeamento mais preciso da situação da cidade. “Esse processo de testagem é importante porque vai nos permitir identificar de forma mais precisa qual é o grau de disseminação, de prevalência de cada uma das variantes e termos uma estratégia de saúde adequada para cada uma delas”, afirmou Aparecido.

.

.

.

g1

Saúde SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também