336 mil pessoas não voltaram para tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19 no estado de SP

Há em todo o estado de São Paulo 336.733 pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 mas ainda não retornaram para a aplicação da

336 mil pessoas não voltaram para tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19 no estado de SP -

Redação Publicado em 25/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h55

Há em todo o estado de São Paulo 336.733 pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 mas ainda não retornaram para a aplicação da segunda dose do imunizante. É o que aponta balanço atualizado nesta segunda-feira (24) pela Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com o governo do estado, “os dados consolidados até hoje mostram que 336.733 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes disponíveis ainda precisam completar o esquema vacinal, ou seja, receber a segunda dose. O total inclui 47.182 pessoas que tomaram a vacina da Fiocruz (Astrazeneca/Oxford) e outros 289.551 referentes à vacina do Butantan (CoronaVac)”.

Mais da metade dessas pessoas mora na Grande São Paulo. Há 177.456 residentes da região metropolitana da capital paulista que precisam tomar a segunda dose de um dos dois imunizantes.

O governo do estado voltou a ressaltar nesta segunda-feira que “os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas”. “As grades de vacinas são enviadas com base no cronograma do PEI e com todas as orientações técnicas para uso dos imunizantes, em conformidade com o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz)”.

Prefeitos de diversas cidades paulistas têm relatado o recebimento de doses a menos do que o necessário para imunizar, com duas doses, todos os grupos prioritários com imunização já em andamento por determinação do governo do estado. O governo do estado sempre negou que isso tenha ocorrido.

“Ainda assim, a pasta encaminhou na semana passada 255.815 doses extras de Vacina do Butantan para cerca de 400 cidades. Os imunizantes são exclusivos para a aplicação de segunda dose. Este número foi informado à pasta estadual pelas próprias prefeituras, em consulta realizada aos 645 municípios pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) na última semana”, diz o governo.

.
.
.
G1
Vacinação SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também