Am ISRAEL chai

76 anos do Estado de Israel – Iom Haaztmaut

O Estado de Israel celebra os seus 76 anos de recondução a um estado judaico, independente e autônomo

Essa independência foi conquistada com muito esforço, muito sofrimento e muita dor - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Rav Sany Sonnenreich Publicado em 14/05/2024, às 11h17

Essa independência foi conquistada com muito esforço, muito sofrimento e muita dor – que permanecem até os dias de hoje com ataques selvagens de terroristas fundamentalistas. Assim, a comemoração não poderia se realizar sem antes trazer à lembrança, com muita reverência, os que tombaram no caminho da construção do Estado de Israel, enfrentando os seus inimigos em todas as frentes, tanto diretamente - com forças militares regulares - como contra terroristas e seus atos de covardia contra civis de todas as idades.

Hoje, 5 de Iyar, dia 14 de maio, celebramos IOM HAATZMAUT – o Dia de Independência do Estado de Israel que, neste ano, completa 76 anos de recondução a uma nação judaica autônoma. Nesse dia, saudamos com alegria e muita esperança o desenvolvimento da jovem nação com mais de 3 mil anos de história, de glórias, de dificuldades, de desafios e que alcança, hoje, um espaço inigualável entre as nações, com a sua tenacidade, determinação, coragem e sucesso tecnológico, científico, empresarial e humano.

Compõe-se de uma sociedade plural dinâmica, complexa, democrática, onde todos os seus quase 10 milhões de cidadãos têm a oportunidade de serem representados no Parlamento – Knesset. Onde todos têm voz, vez, sem discriminação nem segregação como antissemitas de plantão bradam, de forma mentirosa e odiosa.

É difícil ser um israelense. É desafiador ser um! Mas o que não falta a nenhum cidadão ou cidadã desse pequeno gigante país é a coragem e a vontade de vencer. Conseguindo, gradualmente, com inteligência e objetividade, alargar os horizontes de PAZ e CONVIVÊNCIA HARMONIOSA com os países ao seu redor, outrora inimigos jurados, como os relativamente recentes “Acordos Abraamicos”.

Infelizmente, com quem defende a aniquilação de Israel e dos judeus, não há possibilidade de conversa e, aí, Israel tem todo o direito – e o dever – de se defender, defender seus cidadãos e os judeus de todo o planeta que têm, no país, seu porto seguro e espinha dorsal.

Por isso temos de comemorar e muito! Comemoremos o bem. Comemoremos um mundo onde justiça social e respeito pelo outro possam, efetivamente, prevalecer. E rezemos pela libertação urgente dos reféns remanescentes para que a alegria possa ser completa!

Comemoremos a Esperança - HATIKVA.

Am ISRAEL chai

Estado de Israel celebra os seus 76 anos 76 anos do Estado de Israel IOM HAATZMAUT Dia de Independência do Estado de Israel Iom Haaztmaut Estado de Israel

Leia também