Câmara suspende sessões após a morte do vereador, que estava no quinto mandato e foi o mais votado em 2024
Erika Osti Publicado em 25/02/2026, às 17h29
O vereador de Barrocas Antônio Carlos Lima Ferreira, conhecido como Tonho da Loja, morreu na manhã desta quarta-feira (25), após passar mal em casa poucas horas depois de realizar exercícios em uma academia no municipio de Barrocas, no interior da Bahia. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal, mas não resistiu. A causa da morte foi confirmada como infarto. O parlamentar tinha 53 anos e estava em seu quinto mandato consecutivo.
De acordo com a Prefeitura de Barrocas, Tonho treinou na esteira e na bicicleta e começou a se sentir mal ao retornar para casa. O atendimento de emergência foi acionado, mas o quadro evoluiu rapidamente. A morte gerou forte comoção entre moradores e lideranças políticas do município.
Comerciante e empresário, Tonho da Loja era uma das figuras mais influentes da política local. Ele entrou para a Câmara pela primeira vez em 2008 e se consolidou como o vereador com mais mandatos em atividade na cidade. Nas eleições de 2024, foi novamente o mais votado, com 885 votos.
Durante a carreira no Legislativo, presidiu a Câmara Municipal em dois períodos, entre 2015 e 2016 e de 2020 a 2022. Fora da política, era proprietário de dois estabelecimentos comerciais e tinha trajetória ligada ao comércio local.
O vereador também pertencia a uma família tradicional na política de Barrocas. Ele era irmão dos ex-prefeitos José Edilson, primeiro gestor do município, e José Jailson. Tonho deixa esposa, quatro filhos e netos. O velório ocorre na sede da Câmara Municipal.
Em nota, a Prefeitura de Barrocas decretou luto oficial de três dias e destacou a dedicação do parlamentar ao município. A Câmara também determinou luto pelo mesmo período e suspendeu as atividades legislativas até a próxima segunda-feira, 2 de março.
O núcleo local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia afirmou que Tonho exerceu seus mandatos com diálogo e respeito à população, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.