REPOUSO

Presidente é diagnosticado com labirintite e suspende compromissos no Planalto

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve manter reuniões administrativas com ministros ao longo do dia

Após exames no Hospital Sírio-Libanês, Lula retorna ao Palácio da Alvorada - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Marcelo Camargo

William Oliveira Publicado em 27/05/2025, às 12h55

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está em repouso no Palácio da Alvorada nesta terça-feira (27) após apresentar sintomas de vertigem e ser diagnosticado com labirintite. Devido à condição de saúde, o presidente cancelou todos os compromissos públicos do dia, embora tenha mantido a intenção de realizar algumas atividades administrativas com ministros, de forma mais reservada, em sua residência oficial.

Entre os compromissos inicialmente previstos estavam reuniões com reitores de universidades federais no Palácio do Planalto e sua participação na cerimônia do Dia do Diplomata, realizada no Itamaraty. Com a ausência do presidente, os eventos contarão com a presença de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Na tarde de segunda-feira (26), Lula foi submetido a exames de imagem e análises laboratoriais no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Os resultados foram considerados normais, permitindo seu retorno ao Alvorada no mesmo dia.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação, o presidente está sob medicação desde então e apresentou melhora ao acordar. Na manhã desta terça-feira, a médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, avaliou o quadro clínico e recomendou a continuidade do repouso, já que os sintomas da labirintite podem persistir por até 48 horas.

A agenda presidencial para esta semana inclui viagens aos estados de Pernambuco, Paraíba e Paraná, relacionadas a entregas do governo federal. No entanto, os deslocamentos estão sendo reavaliados em razão do estado de saúde de Lula.

Saúde Lula MINISTROS REPOUSO VERTIGEM GERALDO ALCKMIN BRASÍLIA labirintite palácio da alvorada Agenda Presidencial Sírio-Libanês compromissos cancelados viagens adiadas Ana Helena Germoglio reitores.

Leia também