Ricardo Silva também decidiu pela descontinuidade do radar móvel e reforça modelo com mais transparência na fiscalização
Marina Milani Publicado em 10/04/2026, às 10h05
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, vetou a possível implantação do modelo de pátio virtual no município após a conclusão da fase de testes conduzida pela RP Mobi, em junho de 2025.
A iniciativa, que vinha sendo avaliada por meio de sandbox regulatório, permitia que veículos autuados permanecessem sob a guarda dos proprietários, com monitoramento por rastreador, em vez de serem removidos para pátios físicos.
Após análise técnica e institucional dos resultados, o prefeito optou por não dar continuidade ao modelo. A decisão considerou aspectos relacionados à segurança jurídica, à efetividade da fiscalização e aos potenciais impactos ao cidadão.
“Assim como decidimos pelo fim do radar móvel, também optamos por não seguir com o pátio virtual. Em Ribeirão, as decisões são tomadas com base na transparência, na previsibilidade e, principalmente, no respeito ao cidadão”, afirmou o prefeito.
Com o veto, eventuais medidas relacionadas à gestão de veículos autuados seguirão os modelos tradicionais já estabelecidos, respeitando a legislação vigente.
Fim do radar móvel
Também como parte do projeto de revisão da fiscalização viária, o prefeito Ricardo Silva determinou o fim dos radares móveis em Ribeirão Preto. A fiscalização passará a ser feita de forma clara e previsível, com a substituição por equipamentos fixos e devidamente sinalizados, reforçando o compromisso com a transparência e a previsibilidade para os condutores.
A Prefeitura reforça que continuará avaliando alternativas que modernizem os serviços públicos, desde que assegurem segurança, eficiência e confiança da população.