Eleições 2024

PL quebra o silêncio e revela se irá coligar com o PT nas eleições de 2024

Presidente do partido deu a informção no começo desta semana

Presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto - Imagem: Divulgação / PL

Marina Roveda Publicado em 05/09/2023, às 08h06

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, recorreu às redes sociais nesta segunda-feira, 4, para declarar que seu partido não estabelecerá coligações com o Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais de 2024. Embora exista uma notável incompatibilidade ideológica entre os dois partidos em âmbito nacional, a dinâmica nos Estados e, sobretudo, nos municípios muitas vezes funciona de maneira distinta. É comum que partidos com posições políticas divergentes estabeleçam alianças em diversas cidades do país. A declaração de Valdemar surge em meio a discussões dentro do PL sobre possíveis alianças com o PT em alguns Estados, como Rio de Janeiro e Bahia.

QUE FIQUE BEM CLARO:

NÃO EXISTE NENHUMA HIPÓTESE DE COLIGAÇÃO COM O PT.
SOMOS OPOSIÇÃO E ASSIM SEGUIREMOS.

O PARTIDO LIBERAL VALORIZA A FAMÍLIA, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E SENTIMOS ORGULHO DO NOSSO PAÍS QUANDO OUVIMOS O HINO NACIONAL.

É POR ISSO QUE O POVO BRASILEIRO FEZ DO…

— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) September 4, 2023

Na semana passada, o PT emitiu uma resolução orientando seus membros a não se aliarem a candidatos ligados ao bolsonarismo, mas não mencionou o PL nessa diretriz. Há uma percepção dentro do PT de que existem integrantes do PL que adotam posições políticas mais centristas. Em questões prioritárias para o governo no Congresso, como o arcabouço fiscal e a reforma tributária, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro tem fornecido votos cruciais para o governo Lula.

Lula PL pt Costa Neto eleições 2024 VALDEMAR DA COSTA NETO

Leia também