ELEIÇÕES 2026

Michelle ganha força no PL e terá papel decisivo na escolha da vice de Flávio Bolsonaro

Valdemar Costa Neto afirma que a ex-primeira-dama participará diretamente da definição da chapa presidencial e diz que revelar nomes dos cotados para a vice “faria o mundo pegar fogo”.

x-primeira-dama ganhou protagonismo nas articulações para a formação da chapa presidencial de Flávio Bolsonaro em 2026. - Imagem: Igo Estrela / Metrópoles

Redação Publicado em 17/06/2026, às 09h41

Ler resumo da notícia

A disputa pela vaga de vice na eventual candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ganhou um novo elemento nos bastidores do Partido Liberal. Segundo o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro terá participação direta na escolha do nome que acompanhará o senador na corrida ao Palácio do Planalto em 2026.

A declaração reforça o espaço político conquistado por Michelle dentro do partido e do próprio campo bolsonarista. Em entrevista, Valdemar descartou a possibilidade de a ex-presidente da Caixa Econômica Federal Daniella Marques ocupar a vaga, mas evitou revelar quem são os favoritos.

“Se eu falar um nome aqui, pega fogo no mundo. Quem vai escolher é o Flávio, o Bolsonaro e a Michelle”, afirmou o dirigente.

A fala evidencia que a decisão não ficará restrita ao senador Flávio Bolsonaro e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar de rumores sobre divergências entre Michelle e Flávio em determinados momentos da trajetória política da família, Valdemar destacou que a ex-primeira-dama exerce atualmente uma posição estratégica.

Segundo o presidente do PL, Michelle é quem possui contato mais frequente com Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, o que lhe garante influência direta nas principais decisões do grupo político.

Nos bastidores da direita, a disputa pela vice-presidência tem mobilizado diferentes alas partidárias. Entre os nomes mencionados estão a senadora Tereza Cristina, apontada como preferência pessoal de Valdemar Costa Neto, além das deputadas federais Simone Marquetto e Clarissa Tércio.

Outro nome que ganhou força recentemente é o da deputada federal Julia Zanatta. A parlamentar catarinense recebeu apoio público de Eduardo Bolsonaro e passou a ser vista por setores mais ideológicos do bolsonarismo como uma opção capaz de fortalecer a identidade conservadora da chapa.

Enquanto o PL trabalha para consolidar a candidatura de Flávio Bolsonaro, a definição da vice já se tornou uma das principais disputas internas do partido. E, pelas palavras de Valdemar, Michelle Bolsonaro surge como uma das personagens centrais dessa decisão.

jair bolsonaro Eduardo Bolsonaro Michelle Bolsonaro Flávio Bolsonaro PRISÃO DOMICILIAR Palácio do Planalto direita Partido Liberal BOLSONARISMO VALDEMAR COSTA NETO julia zanatta Tereza Cristina vice-presidência Clarissa tércio Simone marquetto Daniella marques

Leia também