Japão

Itamaraty se pronuncia sobre terremoto no Japão e revela número de vítimas brasileiras

O país ser atingido por um forte terremoto de magnitude 7,6, que também gerou um alerta de tsunami

Itamaraty se pronuncia sobre terremoto no Japão e revela número de vítimas brasileiras - Imagem: Reprodução | kyodo news

Marina Milani Publicado em 02/01/2024, às 07h57

O Ministério das Relações Exteriores divulgou, no último sábado (30), uma nota expressando solidariedade ao Japão após o país ser atingido por um forte terremoto de magnitude 7,6, que também gerou um alerta de tsunami. O comunicado informa que, até o momento, não há notícias de brasileiros afetados pelo incidente.

O Itamaraty ressaltou que está em contato constante com a comunidade brasileira no Japão, mantendo também diálogo com as autoridades locais para acompanhar a situação de perto. Os plantões consulares em Nagoia (080-8255-2410) e Tóquio (090-6949-5328) estão ativos para atender eventuais emergências de nacionais. Além disso, o plantão consular geral do Itamaraty pode ser acessado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

Este terremoto representa o primeiro grande alerta de tsunami desde a tragédia de Fukushima em 2011, quando a região foi devastada por ondas gigantes após terremotos. O incidente resultou em 20 mil mortes no Japão naquela época.

Outros países, como Rússia e Coreia do Sul, também estão em estado de alerta. O governo russo está retirando moradores de áreas costeiras, enquanto a Coreia do Sul orienta os residentes da costa leste a procurarem abrigo em regiões mais elevadas. Até o momento, há o relato de uma pessoa falecida, presa nos escombros de um edifício desabado durante um dos tremores, mas ainda não há informações sobre outras vítimas.

coreia do sul ITAMARATY TSUNAMI Rússia TERREMOTO JAPÃO

Leia também