Gabriel Monteiro, ex-integrante da PM, foi cassado por quebra de decoro parlamentar e agora enfrenta novas restrições
William Oliveira Publicado em 22/03/2025, às 11h03
Na noite de sexta-feira (21), o ex-vereador Gabriel Monteiro obteve sua liberdade por meio de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ex-parlamentar e ex-integrante da Polícia Militar (PM) foi alvo de um processo de cassação que resultou em sua remoção da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro em agosto de 2022.
A votação que culminou na cassação de Monteiro ocorreu no dia 18 daquele mês e se estendeu por seis horas e meia, resultando em 48 votos a favor da cassação e apenas 2 contrários. Além da cassação, o ex-vereador também foi expulso da corporação militar.
Gabriel Monteiro deixou o presídio Bangu 8, localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, e agora deverá cumprir uma série de medidas cautelares. Entre essas condições, destaca-se a obrigatoriedade do uso de uma tornozeleira eletrônica e a restrição à sua permanência dentro do estado do Rio de Janeiro.
O julgamento que levou à cassação envolveu diversas acusações sérias contra Monteiro. Ele foi considerado culpado por quebra de decoro parlamentar, incluindo a realização de uma encenação com uma menor em um shopping center, agressões a um morador de rua que foi convidado para participar dessa encenação, e um caso envolvendo relações sexuais gravadas com uma menor, cujas imagens foram posteriormente divulgadas na internet. A jovem residia no mesmo condomínio que Monteiro na Barra da Tijuca.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) comunicou que recebeu o alvará de soltura emitido pela Justiça no início da noite desta sexta-feira e executou os trâmites necessários para a liberação do ex-vereador.