Eleições

Eleições para conselhos tutelares foram adiadas em 16 municípios; saiba quais

As votações aconteceram no último domingo (01)

Eleições para conselhos tutelares foram adiadas em 16 municípios; saiba quais - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 03/10/2023, às 12h08 - Atualizado às 12h32

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania anunciou que 16 municípios de cinco estados tiveram que adiar as eleições para conselheiros tutelares.

Conforme informações do Metrópoles, enquanto o pleito aconteceu em todas as outras cidades brasileiras no último domingo (01), esses municípios reprogramarão suas eleições conforme determinado pelos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os brasileiros foram às urnas para escolher 30,5 mil conselheiros dentre os candidatos que se apresentaram. A votação teve início às 8h e foi encerrada às 17h. Esta foi a primeira vez que as eleições para conselheiros tutelares foram realizadas utilizando urnas eletrônicas em todo o território nacional, com o empréstimo desses equipamentos provenientes dos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs).

Em São Paulo, o pleito precisou ser cancelado em sete cidades devido a problemas na configuração das urnas.

Já no Rio Grande do Sul, outros três municípios afetados pelas enchentes no estado não conseguiram realizar as eleições para os conselhos tutelares.

Abaixo, segue a lista preliminar dos municípios com eleições adiadas, conforme divulgado no boletim do ministério às 20h:

eleições TRE adiada RIO GRANDE DO SUL São Paulo conselhos tutelares

Leia também